29/01/2023

MST EMPLACA MAIS UM NO GOVERNO LULA

Líder de invasão do MST a fazenda de amigo de Temer ganha cargo no governo Lula

A gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) convidou para o governo do petista uma coordenadora da direção nacional do Movimentos dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) que participou da invasão a uma fazenda em Duartina (SP), em 2016, que pertencia ao ex-coronel da Polícia Militar João Baptista Lima Filho, amigo do ex-presidente Michel Temer.

Nesta semana, o ministro da Casa Civil, Rui Costa, nomeou Kelli Mafort para ficar à frente da Secretaria Nacional de Diálogos Sociais e Articulação de Políticas Públicas da Presidência da República. O órgão foi criado neste ano e uma das atribuições é a de fomentar e articular mesas de diálogo de segmentos da sociedade civil e movimentos sociais com órgãos governamentais.

Na invasão ocorrida em 2016, Kelly liderou cerca de mil famílias do MST. Eles escolheram a fazenda de Lima Filho para "denunciar as conspirações golpistas de Temer, muitas vezes articuladas de dentro da propriedade".

O caso foi investigado pela Polícia Civil posteriormente. Segundo a corporação, os sem-terra furtaram motosserras, ferramentas e câmeras de vigilância. Além disso, os invasores danificaram um trator, outros veículos da fazenda, cercas e benfeitorias.

A Polícia Civil constatou, ainda, que alguns animais da fazenda foram sacrificados pelos integrantes do MST, pois os investigadores encontraram carcaças de bois na propriedade. Os animais teriam sido abatidos para que os invasores se alimentassem.

R7

Nenhum comentário: