26/01/2023

DEU RUIM: CONFIRMAÇÃO DE JEAN PRATES NA PETROBRAS FAZ AÇÕES CAIREM

Ações da Petrobras caem após confirmação de Jean Paul Prates

As ações da Petrobras caem nesta 5ª feira (26.jan.2023) depois da confirmação de Jean Paul Prates (PT-RN) na presidência da companhia. Os papéis ordinários tiveram queda de 4,93% na mínima do dia. Já os preferenciais recuaram até 4,23%.

Às 16h, tinham queda de 3,32% e 3,08%, respectivamente, as maiores da B3 (Bolsa de Valores de São Paulo). Ajudavam a puxar o Ibovespa, o principal índice do mercado de ações, para baixo. No mesmo horário, recuava 0,11%, aos 114.144 pontos.

O mercado financeiro teme interferências políticas na empresa. O governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem a intenção de mudar a política do preço de paridade internacional dos preços dos combustíveis. Na prática, a estatal poderá definir preços nas refinarias que resultem em prejuízo para a empresa. Ou seja, ser onerada com o barril do petróleo elevado no exterior e não repassar o aumento para as distribuidoras.

Do ponto de vista do investidor, essa mudança será prejudicial porque, além de diminuir o resultado financeiro da companhia, reduzirá a remuneração aos acionistas com dividendos.

O mercado já esperava a confirmação de Jean Paul Prates no comando da estatal, mas a decisão desta 5ª feira (26.jan.2023) aumentou a cautela dos investidores. Lula já defendeu “abrasileirar” os preços.

O conselho de administração aprovou a indicação de Jean Paul Prates por unanimidade.

Com informações do Poder 360

Nenhum comentário: