10/12/2022

WALLYSON NO ABC - INÍCIO, MEIO E FIM!

Começo, meio e o fim de Wallyson no ABC

Foram anos de devoção e juras de amor de parte a parte, mas a realidade hoje é que Wallyson não estará mais em campo vestindo a camisa do ABC. O jogador que, entre idas e vindas, passou boa parte da carreiras defendendo as cores alvinegras e cuja venda permitiu a construção da quarta etapa do lance de arquibancadas no Frasqueirão, enfim, teve de dizer Adeus ao clube por falta de acordo financeiro na discussão da renovação do contrato.

O encerramento do vínculo entre as partes é apontado como tão delicado, que nem a diretoria e nem o próprio atleta fizeram qualquer aceno para explicar o rompimento da relação de amor e devoção, iniciada no ano de 2005, quando o atleta em início de carreira decidiu trocar o Parnamirim pelo ABC.

Na época com 18 anos, tendo um dos gigantes potiguares como uma espécie de incubadora, o atacante não demorou a despontar e mostrar que seria um tipo de cheque ouro para o clube num futuro não muito distante.

No primeiro campeonato oficial com a equipe abecedista, em 2006, a jovem revelação, não conseguiu despontar pois passava por uma espécie de maturação dentro do novo clube. A estrela dele só reluziu mesmo a partir de 2007, quando tomou a condição de titular e conseguiu a admiração da torcida ao marcar quatro dos cinco gols do ABC na vitória por 5 a 2 sobre o América, no Frasqueirão, na final do Campeonato Estadual daquele ano.

Essa foi considerada a prova de fogo para que o atleta atingisse a condição de ídolo e alcançasse um patamar que antes, apenas o craque Alberi Ferreira havia conseguido. Na era pós Frasqueirão, Wallyson é apontado como o maior ídolo da história do Alvinegro.

O que também foi muito significante na temporada, é que com os quatro gols marcados na decisão diante do maior rival, Wallyson chegou aos dez gols e se transformou no mais jovem atleta a conquistar a artilharia do Campeonato Potiguar. Dali, o destino do jogador já estava traçado, ele passou a chamar a atenção do mercado nacional e se despediu pela primeira vez do clube, em jogos oficiais, na vitória por 2 a 1 diante do Bragantino, na última rodada da Série C, no Frasqueirão, no dia 28 de novembro de 2007, ano em que o clube potiguar conquistou o acesso para Série B.

De Natal ele embarcou direto para o Athletico-PR, com o dinheiro conquistado na transação, o presidente do clube na época, Judas Tadeu Gurgel, construiu o quarto lance de arquibancada no estádio do clube e o batizou como módulo Wallyson, imortalizando o nome do atleta dentro do ABC.

Os números do jovem em início de carreira eram considerados excelentes e dados publicados pelo pesquisador Marcos Trindade mostram que Wallyson depois que chegou ao Alvinegro onde atuou nas temporadas de 2006 e 2007, cumpriu o total de 51 partidas no período. Nessa passagem inicial, ele marcou 27 gols nas duas temporadas, o que dá um média de 0,53 gols por jogo. No Estadual de 2007 foram 10 gols em 16 jogos, e na Série C daquele ano, foram 27 jogos e 16 gols, inclusive o da classificação para a Série B. No ano em que chegou, Wallyson só fez seis partidas pelo ABC e marcou em uma delas, num amistoso. Em 2007, ele fez 45 jogos e 26 gols.

Como tuda na vida existe princípio, meio e fim, a parte central dessa ligação ocorreu 11 anos após a saída do atleta, em 2018 depois de rondar por outros clubes importantes e ter conseguido ser artilheiro do Cruzeiro na Libertadores, mais experiente o atacante desembarcou no ABC para ajudar o clube na luta para sair da Série C, mas não teve tempo. Após disputar o Estadual e a Copa do Brasil, o jogador acertou com o Vitória, onde atuou até o princípio de 2019 e regressou para o ABC no meio daquela temporada.

Com o clube vivendo uma crise financeira e fazendo um acordo de parceiro com Wallyson, ainda assim o ABC não foi bem e caiu para Série D. Momento em que, na condição de ídolo da Frasqueira, o atacante fez a promessa que só deixaria o clube após recolocar a equipe de novo na Série B, o que ocorreu apenas em 2022, ano em que culminou com o novo Adeus do ídolo para busca de novos horizontes aos 34 anos, já caminhando para o final da carreira. A data de 7 de dezembro de 2022 vai ficar marcada como a despedida de mais um ídolo, que ocorreu justamente um mês e nove dias depois que a frasqueira chorou a morte de Alberi.

Na jornada completa foram 167 jogos e 88 gols marcados com a camisa abecedista, com a conquista de quatro títulos estaduais, 2007, 2018, 2020 e 2022, além de três acessos, sendo dois da Série C para a Série B, em 2007 e 2022, e um da Série D para a Série C, em 2021.

A despedida do ídolo ocorreu num vídeo emocionante que o departamento de comunicação do Alvinegro publicou nas redes sociais, mostrando alguns dos gols mais importantes marcados pelo atacante com a camisa abecedista, junto a uma mensagem de “muito obrigado por tudo!”.

NÚMEROS

167
Foram a quantidade de partidas que Wallyson realizou pelo ABC.

88
Total de vezes que o atacante balançou a rede dos adversários.

TN

Nenhum comentário: