25/12/2022

PARABÉNS NATAL, PELOS SEUS 423 ANOS!

Natal completa 423 anos hoje

Capital do Rio Grande do Norte, Natal completa 423 anos neste domingo (25). O nome da cidade foi escolhido justamente pelo fato de ter sido fundada no dia 25 de dezembro de 1599, dia do feriado religioso do Natal.

Separada geograficamente em duas partes pelo Rio Potengi, a cidade tem uma relação histórica com o rio, que permitiu a proteção militar, o desenvolvimento econômico e social da capital ao longo dos seus mais de quatro séculos.

É na foz do rio onde está localizado o Forte dos Reis Magos, marco histórico da inauguração da cidade.

"O Forte dos Reis Magos é construído por um arquiteto jesuíta chamado Gaspar de Samperes, que também foi quem primeiro desenhou a cidade do Natal. Em formato de estrela, o objetivo do forte era defender a boca da barra do Rio Potengi como também estabelecer o domínio dos portugueses subindo o litoral em direção ao Ceará e ao Maranhão", afirma o professor de história Henrique Lucena.

Também era no entorno no rio que viviam os povos potiguaras, que habitavam as terras antes da chegada dos colonizadores, e que dão origem ao gentílico de quem nasce no Rio Grande do Norte: potiguar.





Nenhum comentário: