27/12/2022

PAÍSES QUE PRATICAM O LIMITE DE PREÇO DO PETRÓLEO ESTÃO PROIBIDOS DE COMPRAR A RÚSSIA

Putin proíbe venda de petróleo russo a países que praticam o limite de preço

O presidente russo, Vladimir Putin, emitiu um decreto que proíbe as vendas de petróleo a países e empresas que cumpram um preço máximo acordado pelos países ocidentais em resposta à invasão de Moscou na Ucrânia.

Moscou deu sua tão esperada resposta ao limite de preço na terça-feira. Ele proíbe o fornecimento de petróleo bruto e derivados de petróleo a partir de 1º de fevereiro por cinco meses para nações que cumprem o limite.

O decreto presidencial disse que a proibição de vendas pode ser suspensa em casos individuais por meio de uma “decisão especial” de Putin.

O Grupo das Sete maiores potências mundiais, a União Europeia e a Austrália concordaram neste mês com um teto de preço de US$ 60 por barril para o petróleo bruto marítimo russo a partir de 5 de dezembro.

O limite, que foi introduzido juntamente com um embargo da UE às entregas marítimas de petróleo bruto russo, visa garantir que a Rússia não possa contornar o embargo vendendo seu petróleo a países terceiros a preços altos.

Também procura restringir a receita da Rússia, garantindo ao mesmo tempo que Moscou continue abastecendo o mercado global .

A Rússia expressou confiança de que encontraria novos compradores e disse que o limite não afetará sua campanha militar na Ucrânia.

Gazeta Brasil

Nenhum comentário: