11/12/2022

GRAVE: 'ELE FOI ASSASSINADO' - DIZ IRMÃO DE JORNALISTA QUE MORREU NO CATAR

Irmão de jornalista que morreu no Catar afirma: “Ele foi assassinado”

Eric Wahl, irmão do jornalista americano Grant Wahl, de 48 anos, que morreu durante a partida Argentina x Holanda , válida pelas quartas de final da Copa do Mundo, na sexta-feira (9), se pronunciou através de um vídeo em suas redes sociais afirmando que suspeita que ele tenha sido assassinado no Catar.

“Meu nome é Eric Wahl. Moro em Seattle e sou irmão de Grant. Sou gay e sou a razão pela qual ele usou a camisa arco-íris na Copa do Mundo. Meu irmão era saudável. Ele me disse que recebeu ameaças de morte . Acho que não, meu irmão faleceu. Acho que ele foi morto e só peço ajuda”, disse na publicação.

No início do Mundial, o jornalista chegou a informar que tinha sido “brevemente” detido por usar camiseta com as cores que representam a comunidade LGBTQ. No Catar relações entre pessoas do mesmo sexo são ilegais.

Na ocasião, Wahl afirmou que seguranças o impediram de entrar na estreia dos Estados Unidos contra o País de Gales no Estádio Ahmad Bin Ali em Al Rayyan e pediram que ele tirasse a camisa que vestia.
Entenda o caso

Durante a partida nesta sexta (9), Wahl começou a passar mal e passou na tribuna de imprensa do estádio Lusail, durante a prorrogação do jogo. Logo depois, segundo a impresa, ele caiu e chegou a ser atendido por uma equipe, receber massagem cardíaca, mas não resistiu e morreu no local.

Grant Wahl era um dos jornalistas esportivos mais conhecidos dos Estados Unidos. Esta era sua oitava cobertura de Copa do Mundo.

Na última segunda-feira (5), o jornalista já havia procurado ajuda médica em um hospital do Catar por não se sentir bem e chegou a comentar nas redes sociais.

“Meu corpo quebrou. Três semanas de pouco sono, muito estresse e muito trabalho podem fazer isso com você”, escreveu Wahl. “O que tinha sido um resfriado nos últimos 10 dias se transformou em algo mais severo na noite do jogo EUA x Holanda. Eu senti pressão e desconforto no peito. Eu não tinha Covid (faço exames regularmente aqui), mas fui à clínica médica do principal centro de mídia e disseram que provavelmente tenho bronquite. Eles me deram antibióticos e um xarope para tosse forte”, acrescentou.

A morte do escritor foi lamentada pela US Soccer (Federação de Futebol dos Estados Unidos).

“Toda a família do futebol está com o coração partido ao saber que perdemos Grant Wahl. Fãs de futebol e jornalismo da mais alta qualidade sabiam que sempre poderíamos contar com suas histórias perspicazes e divertidas sobre nosso jogo e seus principais protagonistas: times, jogadores, treinadores e as muitas personalidades que tornam o futebol diferente de qualquer esporte. Aqui nos Estados Unidos, a paixão de Grant pelo futebol e o compromisso de elevar seu perfil em nosso cenário esportivo desempenharam um papel importante em ajudar a despertar o interesse e o respeito por nosso belo esporte. Tão importante quanto, a crença de Grant no poder do jogo para promover os direitos humanos foi, e continuará sendo, uma inspiração para todos. Grant fez do futebol o trabalho de sua vida, e estamos arrasados que ele e sua escrita brilhante não estejam mais conosco. A US Soccer envia suas mais sinceras condolências a todos os membros de sua família, amigos e colegas da mídia, e agradecemos por sua tremenda dedicação. Sua escrita viverá”.

Portal iG

Nenhum comentário: