18/12/2022

A PALAVRA DE DEUS PARA ESTE DOMINGO (18) - POR PADRE BIANOR JR.

Padre Bianor Jr.


Natal/RN, 18 de dezembro de 2022

IV DOMINGO DO ADVENTO

“Erguei-vos, para que entre o rei da glória!” (SI 24)

Mt 1,18-24: “Ora, a origem de Jesus Cristo foi assim: Maria, sua mãe, estava prometida em casamento a José e, antes de passarem a conviver, ela encontrou-se grávida pela ação do Espírito Santo. José, seu esposo, sendo justo e não querendo denunciá-la publicamente, pensou em despedi-la secretamente. Mas, no que lhe veio esse pensamento, apareceu-lhe em sonho um anjo do Senhor, que lhe disse: "José, Filho de Davi, não tenhas receio de receber Maria, tua esposa; o que nela foi gerado vem do Espírito Santo. Ela dará à luz um filho, e tu lhe porás o nome de Jesus, pois ele vai salvar o seu povo dos seus pecados".

Irmãos e irmãs,

Neste nosso caminho para o Natal, está em foco hoje a figura de José, esposo de Maria.

Deus também contava com ele em seu plano de salvação.

Foi grande o drama na cabeça do jovem José, seguidor das leis do seu povo, ao saber da gravidez de Maria, sem terem coabitado; deveria denunciá-la ao conselho dos anciãos, para ela ser julgada e apedrejada.

Sendo um homem justo, resolveu repudiá-la em segredo.

Em sonho, o anjo do Senhor explicou a obra de Deus nela e a missão dele em relação à criança.

Foi o que ele fez, acolhendo a vontade de Deus: recebeu em casa sua mulher (esposo da Virgem) e deu o nome de Jesus à criança (pai legal).

Ao dar o nome, o genitor reconhecia o filho e o fazia herdeiro de seus bens e de sua história, e tornava aquele menino que iria nascer, descendente da tribo de Davi.

(Cf. paulinas, viver a palavra 2022)

PROPOSTA DO DIA:

Crescer na imitação de São José.


Pe. Bianor
Paróquia de Nossa Senhora da Apresentação

Programação deste Domingo na Antiga Catedral:

7h: missa na matriz

9h: missa no Passo da Pátria

16h30: missa na matriz com vestição de novos coroinhas

Nenhum comentário: