22/11/2022

PARA PRESERVAR A GARGANTA LULA NÃO VIAJA A BRASÍLIA

Lula adia viagem a Brasília para preservar a garganta

O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) adiou a viagem que faria a Brasília, nesta terça-feira (22), para preservar a voz. A ida do petista à capital, para retomar os trabalhos da transição de governo no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), não tem data certa para ocorrer e será reavaliada nesta quarta (23).

Lula ainda se recupera de um procedimento que realizou no último final de semana para se recuperar de uma lesão na laringe. Segundo o boletim médico do hospital Sírio Libanês, ele estava com uma “leucoplasia da prega vocal esquerda".

A orientação dada ao presidente eleito é de poupar a voz ao longo desta semana. Por isso, ele tem evitado se comunicar por vias vocais até mesmo com pessoas mais próximas.

A expectativa era que Lula desembarcasse em Brasília para concluir a nomeação das equipes dos grupos de trabalho da transição, sobretudo o da Defesa, e avançar na escolhas de ministros de seu governo.

Além disso, a presença do petista era esperada nas negociações pela PEC da Transição, que exclui do teto de gastos o Auxílio Brasil em R$ 600 e pretende abrir espaço para investimentos, além de outros custos da máquina pública.

Na última semana, antes da cirurgia, Lula teve uma série de compromissos fora do país. Primeiro, na COP27, no Egito, onde fez um discurso e teve reuniões com representantes de outros países, e no fim de semana, em Portugal, com o presidente e o primeiro-ministro daquele país.

Nenhum comentário: