12/11/2022

O QUE FAZER AS VÉSPERAS DO ENEM? PROFESSOR ORIENTA CANDIDATOS

Professor orienta candidatos sobre o que fazer às vésperas do Enem

Com a proximidade do primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), neste domingo (13), o De Boa no Enem conversou com o professor de física Carlos André sobre como o aluno deve agir nestes últimos momentos.

Enquanto educador, ele entende que é preciso traçar o perfil do estudante antes de dar qualquer tipo de orientação nos dias próximos às provas. "Determinado grupo de alunos teve uma maior carga de estudo ao longo do ano. Muito provavelmente ele está há, no mínimo, 10 meses se preparando. Foram muitas aulas, aulões, provas e simulados neste período. Este tipo de aluno certamente terá uma bagagem de conhecimento maior, mas estará mais cansado física e mentalmente", explicou.

Por outro lado, o professor lembra que existe uma parcela de candidatos que só começou a estudar nos últimos meses. "Estes alunos tiveram uma quantidade menor de aulas, menos horas de estudos e responderam menos questões em provas e simulados", apontou.

Diante destes cenários, cada estudante deverá adotar uma postura diferente.

"Os alunos que estão estudando há mais tempo devem priorizar atividades que tragam relaxamento e proporcionem higiene mental. O momento é de buscar sair com os amigos, ficar em família e, caso sinta a necessidade de estudar, o aluno deve fazê-lo com moderação, com o intuito de revisar os conteúdos", detalhou Carlos André.

"Para o aluno que estudou por menos tempo e, provavelmente, estará mais descansado e com mais energia, este deve aproveitar os momentos disponíveis para estudar e deve manter o foco", alertou o professor de física e fundador do Over Colégio e Curso.

Em ambos os casos, e, independentemente do perfil do aluno, é preciso manter uma rotina equilibrada em relação ao sono, alimentação e atividades físicas, como o De Boa No Enem já mostrou em reportagens anteriores publicadas.

"Os alunos devem priorizar atividades que não coloquem em risco a sua integridade física e/ou mental, para que realizem a prova com tranquilidade e foco", finalizou Carlos André.

G1

Nenhum comentário: