20/11/2022

NATAL: CARNES VENDIDAS NAS FEIRAS DESCUMPRE MEDIDAS SANITÁRIAS - E EM CEARÁ-MIRIM?

Venda de carnes em feiras descumpre medidas sanitárias

Sem refrigeração e utensílios de higiene, a venda de carnes e aves na feira livre do Alecrim, em Natal, é feita sem fiscalização sanitária e em desconformidade com o Decreto Municipal nº 7676/05, conforme constatou a reportagem da TRIBUNA DO NORTE no sábado (19). 

No local, agentes da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur) faziam a verificação dos espaços entre as bancas, mas não havia fiscalização por parte da Vigilância Sanitária (Covisa). 

As carnes bovinas, suínas e aves ficam expostas a insetos nas barracas e são manipuladas sem equipamentos de higiene, como luvas de proteção. Em algumas bancas, o dinheiro e a carne são manipulados com a mesma mão ao mesmo tempo.

Um estudo, publicado pela revista de nutrição e vigilância em saúde Nutrivisa, no ano de 2007, já mostrava preocupação em relação às condições de infraestrutura e higiene. A pesquisa avaliou itens como equipamentos de refrigeração, condições dos equipamentos, conservação dos utensílios, higiene dos utensílios, lixeiras, lavatórios para as mãos, contato direto com o dinheiro, hábitos como tossir, fumar ou espirrar, desossa da carne, utilização de uniforme, proteção para os cabelos, entre outros.

Ceará-Mirim

Não é comum encontrarmos a 'Vigilância Sanitária' executando esse serviço nas Feiras Livres da cidade. É bom que se faça esse serviço e divulgue o resultado para a população tomar conhecimento e certificar-se do que ela realmente está se alimentando.

Nenhum comentário: