16/11/2022

INADIMPLÊNCIA: 84% DOS BRASILEIROS ESTÃO FICANDO SEM DORMIR

Dívidas atrasadas tiram o sono de 84% dos brasileiros inadimplentes

Uma pesquisa revelou que os brasileiros que convivem com a inadimplência têm perdido o sono por conta das dívidas atrasadas. Segundo o levantamento “Raio-X dos Brasileiros em Situação de Inadimplência”, da MFM Tecnologia em parceria com o Instituto Locomotiva, 84% dos entrevistados afirmam ter enfrentado noites em claro por conta das contas não pagas.

O levantamento ainda revela que 81% dos ouvintes no vermelho dizem que as dívidas foram motivos para brigas dentro de casa. As contas em atraso também afetam o apetite de 66% das pessoas entrevistadas.

O diretor do Instituto Locomotiva, João Paulo Cunha, afirma que 18% dos ouvidos pela pesquisa se tornaram inadimplentes porque ficaram doentes e tiveram que usar o dinheiro para tratamentos. “Neste contexto, boa parte dos endividados vão usar o Auxílio Brasil para pagar dívida. Por isso, o auxílio não está afetando o varejo”, revelou o diretor.

Para sair da situação, a maioria diz que pretende enxugar gastos com o consumo. “Outro aspecto interessante foi o rodízio de contas: 60% já deixaram de pagar uma conta para pagar outra atrasada. Isso foi mais frequente entre as classes D e E e faz com que nem todas as pessoas consigam ficar adimplentes com todas as contas”, observou João Paulo Cunha.

A MFM e o Instituto Locomotiva ouviram 1.020 homens e mulheres acima de 18 anos em todo o país entre os dias 19 e 28 de setembro. O levantamento constatou que 30% dos lares brasileiros têm dívidas em atraso.

Nenhum comentário: