23/11/2022

ALERTA: CASOS DE INFARTO PODE AUMENTAR NA COPA DO MUNDO

Atenção! Copa do Mundo pode aumentar casos de infarto entre torcedores

Futebol é uma caixinha de surpresas, e é importante prestar atenção para as consequências da torcida intensa durante a Copa do Mundo. Um estudo da Universidade de São Paulo (USP) de Ribeirão Preto mostrou que a preocupação é válida — há um aumento de 4% a 8% nos casos de infarto quando a Seleção Brasileira joga.

O cardiologista Sergio Timerman diz que o problema acontece quando a intensidade da emoção é muito alta e se soma a um coração enfraquecido, ou que já esteja doente.

“O coração é pura emoção. Quando estamos mais vigilantes, sob estresse ou forte euforia, liberamos hormônios que aumentam a frequência cardíaca, a pressão e o fluxo de sangue que o coração precisa bombear”, explica Timerman. Ele é diretor do Centro de Parada Cardíaca e Ciência da Ressuscitação do Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da FMUSP, hospital especializado em cardiologia.

A pesquisa da USP, realizada com base nos torneios que aconteceram entre 1998 e 2010, destaca como o lado torcedor influencia na saúde do coração. “Os jogos em si não são a causa principal do problema. Porém, eles podem desencadear uma sobrecarga no coração, o que se torna um risco especialmente para aquelas pessoas com pré-disposição a doenças cardiovasculares”, ressalta o cardiologista.
Paixão saudável

Ser apaixonado pela Seleção ou por algum time, conta o especialista, não tem nada de errado, desde que a pessoa entenda que a torcida é um momento de lazer.

“Essa paixão faz muito bem para o nosso organismo. Mas, se a pessoa não está cuidando da saúde física e emocional, anda muito estressada e preocupada, isso pode ser um gatilho para problemas como crise hipertensiva, infarto e acidente vascular”, afirma.

Timerman alerta também para excessos na comemoração, como o consumo de álcool, comidas pesadas e gordurosas. Em exagero, as bebidas e alimentos são nocivos para quem já tem histórico de doenças coronárias ou possui fatores de risco como sedentarismo, sobrepeso e obesidade.

Apesar do estereótipo de país do futebol do Brasil, a paixão pelo esporte criado no Reino Unido não é exclusiva do povo brasileiro. Na Alemanha, pesquisadores constataram que a incidência de emergências cardíacas aumentou quase três vezes nos dias de jogos da seleção alemã.

A pesquisa, feita pelo Medizinische Klinik und Poliklinik I, em Munique, destaca que a taxa de infartos foi 3,26 maior entre os homens, enquanto as mulheres registraram 1,82 vez mais ocorrências. O estudo foi publicado no periódico científico New England Journal of Medicine.

metropoles

Nenhum comentário: