18/11/2022

'A CULPA É DE BOLSONARO' - DIZ LULA APÓS TER IDO DE CARONA EM JATINHO DE EMPRESÁRIO PARA O EGITO

Lula culpa Bolsonaro por ter ido ao Egito de carona em jatinho de empresário

O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) responsabilizou nesta sexta-feira (18) Jair Bolsonaro e apoiadores “raivosos” do atual presidente para a utilização do jato de um amigo para viagem ao exterior.

Em Lisboa, Lula disse que “um presidente responsável teria oferecido avião da FAB” para ele ir à COP27, no Egito, de forma que não precisasse utilizar a aeronave de um empresário.

O petista afirmou ainda que um “presidente eleito precisa cuidar da segurança” diante de “bolsonaristas raivosos se espalhando mundo afora”.

Lula viajou na última segunda (14) à COP27, em Sharm el-Sheikh, no jato do empresário José Seripieri Filho, conhecido como Júnior, fundador da Qualicorp e dono da QSaúde.

Proprietário do jatinho

Ex-dono da Qualicorp, Seripieri Filho foi um dos convidados do casamento de Lula com a socióloga Rosângela Silva, a Janja, em maio. Durante a campanha, o empresário declarou ter feito ao menos duas contribuições para ajudar a eleger o amigo. Na reta final do primeiro turno, foram R$ 660 mil doados ao PT, segundo prestação de contas enviadas ao Tribunal Superior Eleitoral. No segundo turno, depositou mais R$ 500 mil na conta do candidato – o segundo maior valor recebido pelo petista.

Seripieri Filho é amigo de Lula há pelo menos uma década. Após deixar a Presidência, em 2010, o petista costumava frequentar uma mansão de veraneio do empresário em Angra dos Reis, no litoral sul do Rio. O então ex-presidente chegou a passar um reveillon no local. Na mesma época, o empresário também costumava ceder um helicóptero e um jatinho para transporte do ex-presidente pelo país.

Seripieri foi preso junho de 2020 em uma Operação da PF que apurava supostos pagamentos ilícitos à campanha do senador José Serra. Ele foi solto quatro dias depois. Os investigadores apontaram indícios de que a Qualicorp tinha fraudado contratos para dissimular repasses à campanha, e o delegado responsável afirmou que o empresário montou uma ‘estrutura financeira e societária’ para ocultar a transferência do dinheiro da Justiça Eleitoral.

Com informações de Folha de S. Paulo e O Globo

Nenhum comentário: