30/10/2022

GOVERNADOR CARIOCA OU PETISTA: PELA 1ª VEZ SP ESCOLHE UM PARA QUEBRAR TABU

SP escolhe hoje o 1º governador carioca ou petista de sua história

Mais de 34 milhões de eleitores paulistas aptos a votar escolherão neste domingo (30/10) quem será o governador de São Paulo pelos próximos quatro anos. O ex-ministro Tarcísio de Freitas (Republicanos), 47 anos, e o ex-prefeito Fernando Haddad (PT), 59 anos, disputam o comando do estado mais rico e populoso do país.

Tarcísio chega ao dia decisivo da eleição com um ligeiro favoritismo sobre Haddad. Segundo pesquisa Datafolha divulgada nesse sábado (29/10), o candidato bolsonarista tem 53% dos votos válidos, contra 47% do petista.

Não importa quem saia vitorioso das urnas nesta noite, o resultado será um marco na história da política paulista. São Paulo nunca elegeu um governador carioca, nascido e criado no Rio de Janeiro, como Tarcísio, o candidato lançado pelo presidente Jair Bolsonaro (PL).

Os paulistas também nunca escolheram um governador petista, em dez eleições realizadas desde a fundação do partido, que lançou candidato próprio em todas. Na primeira delas, em 1982, o postulante foi o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, padrinho político do atual candidato da legenda, Fernando Haddad.

Metrópoles

Nenhum comentário: