02/09/2022

VEJA COMO LULA E BOLSONARO DIVIDEM OS PALANQUES EM CADA ESTADO

Palanques de Bolsonaro e Lula por estados

Com a divulgação de novas rodadas de pesquisas para governador, forma-se um novo mapa de quem, entre os candidatos à Presidência da República, tem os palanques favoritos em cada estado. Na última semana, o Instituto Ipec, formado por pesquisadores que antes faziam parte do Ibope, realizou pesquisas na maioria dos estados brasileiros. E outros institutos também fizeram novas pesquisas.

Com base nas pesquisas eleitorais mais recentes, o Congresso em Foco atualizou o mapa de palanques favoritos. Ou seja, o mapa de qual candidato à Presidência tem o apoio do candidato a governador que lidera em cada estado de federação e no Distrito Federal. Há estados em que o candidato não declarou claramente o seu apoio.

Assim, o presidente Jair Bolsonaro (PL), candidato à reeleição, tem o palanque favorito em 12 ou nove estados. Seu apoio mais representativo é o do governador Cláudio Castro (PL), no Rio de Janeiro. Lula tem palanques favoritos em oito ou dez estados, mas com a vantagem de possuir o apoio do líder no maior colégio eleitoral, São Paulo. Simone Tebet, do MDB, pode ter um ou dois palanques. Soraya Thronicke pode ter dois apoios de líderes nos estados. Felipe D’Ávila um, mas no segundo maior colégio eleitoral do país. E podem ficar neutros seis favoritos, ou um.

Palanques de Bolsonaro

Bolsonaro tem o apoio do líder no Acre, Gladson Cameli (PP), que tenta a reeleição. Em Rondõnia, de Marcos Rocha (União Brasil), também candidato à reeleição. Em Roraima, de Antonio Denariun (PP), governador que tenta novo mandato. No Tocantis, com o governador Wanderlei Barbosa (Republicanos). No Ceará, com Capitão Wagner (União Brasil). No Mato Grosso, com Mauro Mendes (União Brasil), também candidato à reeleição. No Distrito Federal, com o governador Ibaneis Rocha (MDB). No Rio de Janeiro, com o governador Cláudio Castro (PL). No Paraná, com Ratinho Júnior (PSD), que tenta a reeleição.

Pode ter ainda o Amazonas, com Wilson Lima (União Brasil), mas ele aparece na última pesquisa do Ipec de 24 de agosto com Amazonino Mendes (Cidadania), que se declara neutro.

Em Santa Catarina, há quem considere que o governador Carlos Moisés (Republicanos) seria um palanque de Bolsonaro. Mas há dúvidas quanto a isso, e, segundo uma fonte do estado, o governador deve ser considerado neutro.

Finalmente, há um outro palanque incerto. A pesquisa do Ipec realizada em Sergipe no dia 25 de agosto apontou como líder Walmir de Francisquinho (PL), mas ele foi declarado inelegível. Se não puder concorrer, o segundo colocado no estado é o deputado Fábio Mitidieri, que declarou apoio a Lula, embora ali o palanque oficial do candidato do PT seja o senador petista Rogério Carvalho.

Palanques de Lula

Já Lula tem os palanques favoritos no Amapá, com Clécio Nunes (Solidariedade). No Maranhão, onde lidera o governador Carlos Brandão (PSB). No Rio Grande do Norte, onde Fátima Bezerra (PT) é candidata à reeleição. Na Paraíba, com o governador João Azevêdo (PSB). Em Pernambuco, com Marília Arraes (Solidariedade). Em Alagoas, com o governador Paulo Dantas (MDB). No Espírito Santo, com Renato Casagrande (PSB), que tenta a reeleição. E seu maior trunfo é São Paulo, maior colégio eleitoral do país, onde lidera Fernando Haddad.

Lula pode ainda ter o Pará, com o governador Hélder Barbalho (MDB), que oscila entre lhe dar apoio ou apoiar a candidata do seu partido, Simone Tebet.

E pode ter Sergipe, na condição de palanque não oficial, com Fábio Mitidieri, caso Walmir de Francisquinho fique mesmo inelegível.

Outros palanques

Simone Tebet tem o apoio do governador do seu estado André Puccinelli, embora ele tenha liberado prefeitos do Mato Grosso do Sul a declararem outros apoios. No Rio Grande do Sul, o apoio de Eduardo Leite (PSDB), que lidera as pesquisas, é incerto.

Já Soraya Thronicke pode ter dois palanques ou nada. O União Brasil lidera com folga – até com chance de vitória no primeiro tuno – na Bahia, com ACM Neto, e em Goiás, com Ronaldo Caiado. Mas os dois candidatos não deram apoio entusiasmado à candidatura do partido.

E Felpe D’Ávila tem o trunfo de ter o governador Romeu Zema, que lidera a corrida para se eleger pelo Novo governador de Minas Gerais.

No Amazonas, caso vença Amazonino Mendes (Cidadania), o palanque é neutro. Como também é neutro o palanque que lidera, segundo o Ipec, no Piauí, Silvio Mendes (União Brasil). E neutros também podem ser os palanques da Bahia, Goiás, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

PALANQUES FAVORITOS NOS ESTADOS DE ACORDO COM AS PESQUISAS

Nenhum comentário: