22/09/2022

TRÁFICO: NO RN 54 PESSOAS SÃO DENUNCIADAS POR POSSE DE PELO MENOS 14 TONELADAS DE DROGAS

MPF denuncia 54 pessoas do RN por tráfico e posse de pelo menos 14 toneladas de drogas

O Ministério Público Federal (MPF) denunciou 54 pessoas que atuavam no Rio Grande do Norte pelo envio de, pelo menos, oito toneladas de cocaína para a Europa. O grupo também estava em posse de outras seis toneladas, a maior parte encontrada em Areia Branca em julho deste ano pela Polícia Federal.

A denúncia tem 403 páginas e foi enviada ao juiz federal da 2ª Vara da Seção Judiciária do Rio Grande do Norte. De acordo com o documento, a organização criminosa era formada, em sua maioria, por paulistas, mas estava com atuação concentrada no Rio Grande do Norte e em outros quatro portos do país (Santos/SP, Salvador/BA, Fortaleza/CE e Belém/PA).

De acordo com o Ministério Público Federal (MPF), a organização criminosa era liderada por João Paulo Ribeiro, conhecido como “Bokinha” ou “BK”. O esquema aproveitava contêineres com diversos tipos de produtos e incluíam drogas em meio a cargas lícitas.

A conclusão do MPF foi que a organização trabalhava com funcionamento em três núcleos. O primeiro funcionava na Grande Natal, tendo base em São José de Mipibu; o segundo tinha base em Areia Branca e o terceiro era formado por pessoas ligadas a uma empresa responsável pela logística necessária para que as drogas fossem enviadas à Europa.

A denúncia é de autoria do procurador da República, Fernando Rocha. Os envolvidos foram acusados dos crimes de tráfico internacional de drogas; constituição e participação em organização criminosa voltada para o tráfico internacional de drogas; e lavagem de dinheiro.

Apreensões

As investigações tiveram início em julho de 2021. Meia tonelada de cocaína foi apreendida em um contêiner com carga de limão, no Porto de Natal. O caminhão desviou da rota, passando por São José de Mipibu, e o registro de temperatura do contêiner dava indícios de ter sido aberto mesmo depois de lacrado.

O motorista Jefferson dos Santos havia sido réu em um processo de 2018 que o acusava de ser responsável pela entrega de uma carga semelhante em Santos, com destino ao porto da Antuérpia, na Bélgica, em meio à qual foram apreendidos 760 kg da droga.

A Polícia Federal obteve a quebra do sigilo telefônico e de dados de parte dos envolvidos e montou uma ampla investigação, coletando imagens, mensagens, gravações, informações bancárias, entre outras pistas. O MPF concluiu que os criminosos já atuavam em diversos estados e, em 2021, se estabeleceram no Rio Grande do Norte, para onde veio João Paulo Ribeiro.

Em São José de Mipibu ficava, além da base operacional, a empresa transportadora de frutas Transderi, cujo proprietário, Derinaldo dos Santos, utilizava tanto para a “contaminação” dos contêineres, quanto para recrutar motoristas interessados no esquema.

Um dos seus empregados, José Heriberto de Oliveira, foi o responsável por entregar um contêiner de mangas no Porto de Natal, em 25 de março de 2021, em meio ao qual foram encontrados 398 kg de cocaína, após chegar em Roterdã, na Holanda.

Outro motorista, José Alves Neto, entregou um contêiner no Porto de Mucuripe/CE, também destinado a Roterdã, em maio de 2021. Escaneado durante o transbordo no porto de Le Havre, na França, em maio de 2021, foram encontrados 640 kg de cocaína, inseridos entre caixas de manga. Mais uma apreensão ocorreu nesse mesmo mês, já em Roterdã, e incluía 550 kg de cocaína, em um contêiner enviado de Natal com uma carga de jerimum.

g1-RN

Nenhum comentário: