08/09/2022

SENTIRAM: 5 PARTIDOS ALEGAM 'ABUSO DE PODER' DE BOLSONARO NO 7 DE SETEMBRO E VÃO A JUSTIÇA

Cinco partidos acionam Justiça Eleitoral contra Bolsonaro por abuso de poder no 7 de setembro

Os partidos PT, PDT, Psol, Rede e União Brasil anunciaram que vão acionar o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) contra o presidente da República Jair Bolsonaro (PL) por abuso de poder político e econômico nos atos comemorativos no 7 de setembro, nesta quarta-feira. As siglas alegam que Bolsonaro, que é candidato à reeleição, transformou os atos em comemoração à Independência do País, financiados com dinheiro público, em eventos de campanha.

“Bolsonaro fez uso indiscutível de um evento oficial para discursar como candidato. Há abuso de poder econômico e político acachapante, com o uso de recursos públicos, de uma grande estrutura pública, para fazer campanha. Os discursos desse comício escancarado foram transmitidos ao vivo para toda a nação inclusive por meio da TV Brasil, uma TV estatal”, afirmam os advogados que representam a Coligação Brasil da Esperança, que tem o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) como candidato.

“Bolsonaro convocou os manifestantes às urnas, usou o slogan de campanha e usou as Forças Armadas para construir um comício”, disse Sâmia Bomfim, líder da bancada do Psol na Câmara, ao Broadcast Político.

Nenhum comentário: