03/09/2022

SAÚDE: ESTUDOS DO INSTITUTO CACTUS AFIRMAM QUE CADA 5 MULHERES TEM TRANSTORNO MENTAIS NO BRASIL

Uma em cada cinco mulheres tem transtornos mentais comuns no Brasil

Uma em cada cinco mulheres apresenta Transtornos Mentais Comuns (TMC) no Brasil, e a taxa de depressão é, em média, mais do que o dobro da verificada entre homens. Os dados, do Instituto Cactus, são de 2021 e foram revelados pelo relatório Alerta Amarelo.

Em caso de alta sobrecarga doméstica, a incidência é ainda maior, acometendo uma em cada três mulheres.

São enquadrados como TMC sintomas depressivos, estados de ansiedade, irritabilidade, fadiga, insônia, dificuldade de memória e concentração e queixas que não preenchem critérios formais suficientes para diagnóstico.

No estudo, o Instituto Feliciência ressalta que as ameaças são maiores para a população feminina devido à sobrecarga física e mental de trabalho dentro e fora de casa. A afirmação é respaldada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que confirma que o gênero é exposto a riscos para a saúde mental por causa de processos biológicos e relações sociais.

A população feminina está na linha de frente da educação, formando 80% do quadro de professores da educação básica, e da saúde – um dos setores mais pressionados durante a pandemia de coronavírus. “Elas são a mola propulsora da economia do cuidado não remunerado”, explica o texto.

Clique no link abaixo e veja a matéria completa:

Nenhum comentário: