17/09/2022

REIVINDICANDO PISO ENFERMEIROS DO RN ENTRAM EM 'ESTADO DE GREVE'

Enfermeiros do RN entram em “estado de greve” por piso

A decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) em suspender o piso salarial dos enfermeiros, técnicos e auxiliares da enfermagem e parteiras, sancionado pelo presidente Jair Bolsonaro, no último dia 4 de agosto, vem causando reação das categorias desde a decisão liminar proferida um mês depois pelo ministro Luís Roberto Barroso. No Rio Grande do Norte, os profissionais realizarão uma paralisação de suas atividades na próxima quarta-feira, 21 de setembro, na Praça 7 de setembro no centro de Natal. Além disso, realizarão outras paralisações semanais e já entraram em estado de greve.

“Estamos motivados para continuar com a luta pelo nosso piso salarial. Recebemos mais de 100 colegas enfermeiros de vários municípios para debater e tomar de decisões com toda classe da enfermagem", declarou o presidente em exercício do Sindicato dos Enfermeiros do estado (Sindern), Matheus Oliveira.

Além da paralisação geral da enfermagem pela implementação do piso, estão previstas paralisações seguindo orientação do Fórum Nacional da Enfermagem e Federação Nacional dos Enfermeiros para semanas subsequentes. Em estado de greve, eles estão a postos caso as entidades sindicais e centrais convoquem paralisações e mobilizações nacionais e locais.

No último dia 9 esses profissionais já cruzaram os braços. Eles relembram a importância do trabalho deles no serviço prestado à população e cobram que a lei n° 14.434/2022, que instituiu o piso, seja implementada e cobram ainda a derrubada do veto do presidente Jair Bolsonaro ao dispositivo que garantia o reajuste anual automático dos valores com base no Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC).

Clique no link abaixo e veja toda matéria:

Nenhum comentário: