08/09/2022

'PRENDE O LULA' - GRITA PRESENTES AO DESFILE DE 7 DE SETEMBRO NA PASSAGEM DA PF NO DF

Durante desfile da Polícia Federal, população grita ‘prende o Lula’

Ex-presidente foi condenado pelos crimes de lavagem de dinheiro e corrupção passiva e ficou preso por quase dois anos.

Durante o desfile de 7 de Setembro, manifestantes gritaram “prende o Lula” para Polícia Federal (PF). 

O ato ocorreu nesta quarta-feira, 7, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília.


Lula (PT) ficou preso por quase dois anos, na sede da PF, em Curitiba, por crimes investigados pela Operação Lava Jato. Entre 2017 e 2019, o ex-presidente foi condenado por lavagem de dinheiro e corrupção passiva.

Ele foi julgado por nove juízes, em três instâncias, mas em 2021 teve as sentenças anuladas por Edson Fachin, ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), em razão de entendimento de erro processual por incompetência de foro. Em janeiro deste ano, a 12ª Vara Federal Criminal do Distrito Federal arquivou ação contra Lula, em razão da extinção da punibilidade pela prescrição da pretensão punitiva estatal.

Em junho de 2021, o STF considerou o ex-juiz Sergio Moro parcial no caso do triplex do Guarujá e anulou também aquela condenação. O entendimento sobre a parcialidade se estendeu a outros processos, e todas as ações voltaram à estaca zero. Os procedimentos não significam que o petista foi absolvido, visto que as decisões foram por anulação e arquivamento das sentenças, sem análise do mérito.

Das 11 acusações mais conhecidas de que Lula foi alvo, o petista só conseguiu ser absolvido em três, isso por falta de provas.

TBN

Nenhum comentário: