07/09/2022

PDT PEDE AO TSE PARA INVESTIGAR FINANCIAMENTO DE ATO COM BOLSONARO - MINISTRO NEGOU

Ministro do TSE nega pedido do PDT para investigar financiamento de ato com Bolsonaro

O ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Raul Araújo rejeitou nesta quarta-feira (7) um pedido do PDT para que a Justiça Eleitoral apurasse o financiamento de caravanas de apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (PL), candidato à reeleição, e o uso de recursos do partido para os atos do 7 de Setembro. No pedido, o PDT aponta indícios de que Bolsonaro usaria a data para fazer atos de campanha – e para atacar o Estado Democrático de Direito – usando recursos públicos fora do Fundo Eleitoral.

Ao negar o pedido, o ministro afirma que, em relação à alegada doação por fonte vedada, entende que o partido “funda suas alegações em reportagens extraídas de sites jornalísticos”. “Embora não desconheça o prestígio de que gozam determinados jornais – físicos e/ou virtuais –, não é possível atestar a veracidade das informações veiculadas nos sites citados na inicial”, afirma Araújo.

Segundo o magistrado, no que tange à afirmação de que verbas públicas também estariam sendo utilizadas para custear as tais caravanas, o PDT não apontou indício algum sobre o apontamento. “Tanto é que o requerente tenciona que esta Corte Superior determine, em sede de tutela cautelar, que os requeridos forneçam extratos bancários contendo “os gastos efetivados nas últimas 3 (três) semanas”, explica.

Nenhum comentário: