09/09/2022

DECADÊNCIA: ANALISTA POLÍTICA DA CNN DIZ QUE NA BANDEIRA DO BRASIL ESTÁ ESCRITO: 'INDEPENDÊNCIA OU MORTE"

CNN: ‘Na bandeira do Brasil está escrito independência ou morte’

Uma jornalista da CNN Brasil afirmou, durante o telejornal CNN Novo Dia, na manhã desta quinta-feira (8), que na bandeira do Brasil está escrito a frase “Independência ou Morte”. A responsável pela gafe foi a analista política Basília Rodrigues, que confundiu a declaração de Independência de Portugal proferida pelo então imperador dom Pedro I, às margens do Ipiranga, no dia 7 de Setembro de 1822, com a frase verdadeira que consta no símbolo nacional, “Ordem e Progresso”.

A gafe foi cometida ao vivo, o que levou a emissora a emitir uma errata ao fim da programação. A comunicadora errou enquanto apontava as falas do presidente Jair Bolsonaro (PL) ao discursar nas manifestações do 7 de Setembro. Veja o vídeo abaixo.

– O presidente estreou um capítulo novo na campanha à presidência da República, o da hipersexualização, falando de aspectos sexuais em seu discurso da Independência (…) O que chama a atenção é que o presidente, a exemplo de todos nós, sabe que na bandeira brasileira está escrito independência ou morte, e não impotência é morte – expôs Basília.


Internautas perceberam o erro e rapidamente o vídeo repercutiu nas redes sociais, especialmente no Twitter. Um dos nomes a comentar o ocorrido foi o jornalista e comentarista Milton Neves. De forma irônica, o comunicador esportivo questionou o teor da declaração.

– Independência ou morte? — escreveu.

“Ordem e Progresso”, descrito em letras verdes e inserido em uma faixa branca, é o lema nacional desde sua formação e foi idealizada pelo filósofo Raimundo Teixeira Mendes em 1889.

Na bandeira, “Ordem” significa a defesa e manutenção de tudo que funciona de maneira positiva. É a proteção do que é certo e bom, em todos os aspectos da vida nacional. O “Progresso” significa o avanço natural da sociedade e das instituições como consequência da defesa da ordem.

CNN EMITE ERRATA

Após a falha, a CNN Brasil se pronunciou e emitiu um texto de errata.

– Erramos: frase na bandeira do Brasil é “Ordem e Progresso” – resumiu.

Nenhum comentário: