17/09/2022

CONHEÇA UM POUCO DE JOSÉ DUMONT, EX-GLOBAL PRESO POR ESTUPRO DO VULNERÁVEL

Quem é José Dumont, ator investigado pelo crime de estupro de vulnerável

O ator José Dumont, preso em flagrante ontem (15) sob suspeita de armazenar pornografia infantil e investigado por estupro de vulnerável, participou de 50 filmes e de 35 novelas e séries, em mais de 45 anos de carreira.

Nascido em 1950 na cidade paraibana de Belém do Caiçara, o ator é o sétimo dos nove filho dos agricultores Severino do Monte e Maria Porpino. Dumont, entretanto, foi criado pelo avô, já que a mãe morreu cedo e o pai havia se mudado para João Pessoa.

Ele aprendeu a ler sozinho, aos 6 anos, acompanhando os cordéis na feira a que ia com o avô. Na infância, dividiu-se entre a vida na roça e uma tentativa de morar com o pai e a madrasta na capital paraibana. Estudou apenas até a 7ª série, mas era um leitor voraz.

No início dos anos 70, Dumont deixou a Paraíba para ser marinheiro em Santos (SP). Não deu certo, então ele tentou a sorte em São Paulo. Trabalhou quatro anos como carteiro, até o dia em que foi ver uma peça de teatro e ficou amigo dos atores.

Dumont, então, recebeu o convite para ensaiar uma peça. Mesmo sem experiência, ele topou. O papel em O Morro do Ouro era pequeno, mas a produção teve sucesso de crítica. Isso o levou a O Sonho, um especial para a TV escrito por Gianfrancesco Guarnieri.

Após a participação na TV, o ator recebeu o convite para ser o protagonista de um dos filmes mais marcantes do cinema brasileiro no fim dos anos 70: Morte e Vida Severina. No começo dos anos 80, foi elogiado pela atuação em O Homem que Virou Suco.

Dumont atuou ainda em três filmes dos Trapalhões e outros sucessos do cinema nacional, como A Hora da Estrela, Abril Despedaçado e 2 Filhos de Francisco. Seu último filme foi Curral, de 2020.

Na TV, ele esteve nas novelas Corpo a Corpo, Olho por Olho, Terra Nostra, América, Caminhos do Coração, Dona Xepa e Velho Chico, entre outras. Os últimos trabalhos foram na série Cidade Invisível e na novela Nos Tempos do Imperador.

Após a prisão, José Dumont foi retirado de uma novela. Além disso, o festival Cinefantasy cancelou uma homenagem que faria ao ator, em São Paulo, ainda neste mês.

A prisão

O ator é suspeito de ter atraído a atenção de um fã de 12 anos e ter lhe oferecido ajuda financeira, para que se aproximasse. De acordo com a polícia, Dumont fez investidas com beijos na boca e carícias íntimas no garoto, que foram captadas por câmeras de vigilância.

Durante a diligência, os agentes encontraram imagens e vídeos de sexo que envolviam menores no computador pessoal e no telefone celular do artista. Ele foi preso em flagrante e levado para a delegacia especializada, onde está à disposição da Justiça.

Hoje, durante a audiência de custódia, no Rio, a Justiça converteu a prisão do ator de flagrante para preventiva (sem prazo). Na decisão, o juiz Antônio Luiz Da Fonsêca Lucchese ressaltou a gravidade do crime e revogou a fiança estipulada pela autoridade policial.

O R7 ainda não conseguiu contato com a defesa de José Dumont. O espaço está aberto para manifestação.

Nenhum comentário: