Natal/RN, 11 de setembro 2022
XXIV DOMINGO DO TEMPO COMUM
"Pai, pequei contra Deus e contra ti.”
(Sl 51)
Lc 15,1-32: “Os fariseus e os escribas, murmuravam contra Jesus: "Este homem acolhe os pecadores e come com eles". Então ele contou-lhes esta parábola: "Quem de vós que tem cem ovelhas e perde uma, não deixa as noventa e nove no deserto e vai atrás daquela que se perdeu, até encontrá-la? E quando a encontra, alegre a põe nos ombros e, chegando em casa, reúne os amigos e vizinhos, e diz: 'Alegrai-vos comigo! Encontrei a minha ovelha que estava perdida!' Eu vos digo: assim haverá no céu alegria por um só pecador que se converte, mais do que por noventa e nove justos que não precisam de conversão".
Irmãos e irmãs,
Os fariseus não viam com bons olhos a aproximação de Jesus com pessoas tidas como pecadoras.
Mas aí residia a grande novidade de Jesus: aproximar-se dos que eram julgados como perdidos para resgatá-los.
Jesus mostrou essa novidade em três lindas histórias:
A primeira: O pastor deixou as noventa e nove ovelhas no deserto e foi procurar a que se perdeu, até encontrá-la. Carregou-a nos ombros e festejou sua volta.
A segunda: Uma senhora que tinha dez moedas e perdeu uma, varreu a casa cuidadosamente e se alegrou com as amigas e vizinhas por te-la encontrado.
A terceira: O pai aguardou pacientemente a volta do filho que tinha saído de casa e o recebeu com todo carinho e muita festa.
Assim é Deus no seu amor pelo pecador: Detesta o pecado, mas ama e aguarda pacientemente que o pecador se converta e tenha vida plena.
(Cf. paulinas, viver a palavra 2022)
PROPOSTA DO DIA:
Cultivar o zelo missionário de Jesus pelos "perdidos" e por aqueles que vagueiam nas periferias existenciais.
Pe. Bianor
Paróquia de Nossa Senhora da Apresentação
Programação deste Domingo na Antiga Catedral:
7h - Missa na matriz
9h - Missa no Passo da Pátria
16h30 - Missa na matriz
Nenhum comentário:
Postar um comentário