31/08/2022

SÉRIE C: ABC TEM 88% DE CHANCE PARA ACESSO A SÉRIE 'B'

Números apontam: ABC está a uma vitória do acesso à Série B

Os números são completamente favoráveis ao ABC, a equipe hoje é a que reúne as maiores probabilidades tanto de se classificar quanto de disputar a final da Série C do Brasileiro. Após as duas vitórias consecutivas na segunda fase, o site Chance de Gol coloca o clube potiguar com 62.6 % de chance de ser um dos finalistas da competição e emplaca um percentual de 88.3 % de possibilidade de acesso. A meta do treinador Fernando Marchiori é manter a pegada, domingo, diante do Vitória, mesmo com o Alvinegro dependendo apenas dos resultados dos confrontos que irá realizar em Natal para assegurar tanto o retorno para Série B quanto a chance de disputar o bicampeonato nacional.

Na temporada de 2020, a primeira disputada dentro desse novo formato de grupos na segunda fase, tanto o Vila Nova quanto o Remo, garantiram o acesso e a vaga na decisão com dez pontos. No ano passado, o nível do sarrafo aumentou um pouco em relação aos líderes apenas, quando o Ituano garantiu a primeira colocação marcando 13 pontos no grupo B e a Tombense-MG, garantiu a liderança do grupo C com 11 pontos. Em ambos os anos, os segundos colocados não ultrapassaram a barreira dos nove pontos.

Isso mostra que o clube potiguar deu um passo imenso ao quebrar um tabu de 37 anos sem vencer o Paysandu no estádio da Curuzu e conquistar seis pontos logo de cara. Essa também é a primeira vez, nas três edições do torneio dentro de sua nova formatação, que um clube salta na frente dos seus adversários com duas vitórias.

A frieza dos números mostram que o Alvinegro está a uma vitória de conquistar um novo acesso para Série B, competição que não disputa faz cinco anos.

Quando sofreu o rebaixamento para Série C, conseguiu dar uma resposta rápida na era “Geninho” e obteve o passaporte para jogar a Série B de 2017. Já muito afetado pela crise financeira, o clube bateu na segunda divisão e voltou para Série C em 2018. No ano em que a crise começou a se acentuar, sentindo o peso da falta de dinheiro, a diretoria conseguiu apenas manter a vaga na terceira divisão para 2019, quando foi rebaixado e atingiu o ponto mais baixo do Brasileirão: a quarta divisão. Em 2021, deu início a um processo de reestruturação das dívidas, subiu para Série C sob o comando de Moacir Júnior e a história atual não necessita de repetição.

A diretoria abecedista aponta o acesso para Série B como fundamental para o projeto de crescimento das verbas que circulam dentro do clube e a realização de um combate maior na redução do débito, que hoje pode ser apontado como bem controlado. Um levantamento do conselheiro Bira Rocha, há dois anos, apontou que a dívida total do ABC girava em torno dos R$ 36 milhões e que a administração atual teria de trabalhar com muito cuidado para não acrescer novos valores ao montante, o que colocaria em risco o maior patrimônio alvinegro: já que o Frasqueirão foi apresentado na Justiça do trabalho como garantia de pagamento das dívidas.

O treinador Fernando Marchiori sabe que a classificação está bem próxima de ser confirmada, mas para não atrapalhar o foco do grupo e criar uma espécie de ansiedade extra, fatores que podem prejudicar o desempenho dentro de campo, ele continua batendo na tecla que para se classificar, os potiguares necessitam bater a marca dos onze pontos. Os prognósticos demonstram que a competição dentro do grupo liderado pelo ABC é mais apertada que no grupo B. Para se ter uma ideia disso, quem chegar a 12 pontos no outro grupo, terá 80% de chance de ir para final, já no grupo esse, com essa margem de pontos, as chances de ser um dos finalistas variam entre 50% e 60%.

Para o torcedor, Fernando Marchiori avisa que o ABC apenas deu mais um passo rumo ao terceiro e quarto objetivos do clube na Série C. “Estamos caminhando e demos um passo, mas ainda falta bastante a ser percorrido e necessitamos continuar contando com o apoio do nosso torcedor. Daqui em diante as dificuldades serão cada vez maiores, os jogos tendem também a ficar mais difíceis a cada nova rodada. A nossa torcida deve continuar apoiando esse grupo para que juntos todos nós possamos comemorar o tão sonhado acesso. Mas volto a frisar, ainda falta um bom pedaço a ser percorrido, não tem nada definido”, destacou Marchiori.

TN

Nenhum comentário: