30/08/2022

EX-LÍDER DA UNIÃO SOVIÉTICA, MIKHAIL GORCHEV, MORRE AOS 91 ANOS

Morre Mikhail Gorbachev, ex-líder da União Soviética

Mikhail Gorbachev, o presidente russo que comandou a abertura política, econômica e social da União Soviética, morreu nesta terça-feira (30), segundo a imprensa russa. Ele tinha 91 anos de idade.

Após as mudanças implementadas por ele em território soviético, nos anos de 1980, a Guerra Fria ruiu e, consequentemente, houve o fim da união dos países socialistas. O desmembramento da URSS teve início em 1991, com a separação, inicialmente, dos países bálticos.

Gorbachev foi chefe de Estado do país de 1988 a 1991, na posição de Presidente do Presidium do Soviete Supremo de 1988 a 1989, Presidente do Soviete Supremo de 1989 a 1990 e Presidente da União Soviética de 1990 a 1991.

As reformas políticas de Gorbatchev introduziram eleições para o Soviete Supremo e comitês regionais, o término da perseguição a dissidentes, a remoção da censura na mídia e em trabalhos culturais. Essas mudanças políticas ganharam o nome de Glasnost.

Ele também foi o grande responsável pela Peresroika, conjunto de mudanças econômicas que visavam uma reestruturação na União soviética, que passava por uma crise econômica na década de 1980. A intenção era oferecer uma maior liberdade aos trabalhadores nas relações de consumo.

As liberdades políticas e econômicas permitiram uma aproximação das pessoas que viviam sob o regime socialista das características sociais, econômicas, políticas e culturais do Ocidente. A tensão da Guerra Fria ruiu e os membros do Partido Comunista soviético não conseguiram retomar o poder, permitindo que as transformações implementadas por Gorbachev não perdessem força.

As mudanças na União Soviética teriam impacto em todo o globo. No início dos anos 90, o mapa geopolítico do mundo mudaria rapidamente, com vários territórios se desmembrando e desenvolvendo novas políticas econômicas - especialmente de negação ao socialismo soviético.

Nenhum comentário: