04/07/2022

SEU NAMORADO É CIUMENTO? VEJA 7 MANEIRAS DE LIDAR COM ELE

7 Maneiras De Lidar Com Um Namorado Ciumento

Ciúme é um sentimento que pode esfriar completamente qualquer relação ou até destruí-la. 

Porém, você pode estar com alguém cujo único defeito é o ciúme, e acha que ambos podem trabalhar nisso para salvar o relacionamento de alguma forma. 

Neste caso, temos algumas dicas para lidar com um namorado ciumento e resolver este problema, caso seja possível.

1. Analise os motivos

Antes de tudo, tente analisar objetivamente porque o seu namorado é ciumento, para entender como a mente dele funciona e poder lidar melhor com a situação. Converse com ele e pergunte se ele já foi traído antes e se ele tem dificuldade em confiar nos outros por causa de algum trauma do passado.

É possível que ele tenha uma autoestima baixa, o que pode levar à insegurança. Por fim, também é possível que ele tenha um perfil psicológico um tanto paranoico ou possessivo (o que precisa ser tratado com um profissional); ou até mesmo esteja com medo do carma, caso esteja traindo você.

2. Crie limites

Todo relacionamento precisa de limites, ainda mais num relacionamento onde o ciúme está presente. Por isso, converse com o seu parceiro sobre os seus limites e descubra quais são os dele. Converse sobre o que é importante para você e expresse o que sente quando ele age de forma possessiva.

3. Converse sobre os medos dele

Depois de entender os motivos para os ciúmes do seu namorado junto com ele, peça para que ele expresse os seus medos e ansiedades. Neste passo, é importante que você reconheça o que o aflige e não tente minimizar ou negar esses medos. Também é importante expressar empatia e, caso seu namorado a acuse de algo que não é verdade, avalie com objetividade a situação e não entre na defensiva.

A comunicação é essencial para um relacionamento saudável, e vocês podem resolver a situação juntos, isso só irá fortalecer a relação. Contudo, caso você queira terminar o namoro, este é o momento de falar a verdade.

4. Se coloque no lugar dele

Uma dica para tentar entender as motivações de um namorado ciumento é se colocar no lugar dele. Por exemplo, você tem um amigo com quem compartilha segredos que nem o seu namorado sabe? Você dá muita atenção a ele? Talvez o seu parceiro tenha medo de perder você para essa pessoa.

Tente inverter os papéis e pensar como você se sentiria caso ele tivesse uma relação semelhante com outra pessoa que não você. Apesar deste exercício não justificar os ciúmes, certamente ajuda a colocar as coisas em perspectiva.

5. Mostre afeição

Se você realmente acha que vale a pena trabalhar no sentimento de ciúme do seu namorado e ele também está disposto a isso, uma dica é mostrar afeição quando vocês tiverem esse tipo de conversa. Para muitas pessoas, falar sobre os sentimentos é mostrar vulnerabilidade – e neste momento, uma das melhores maneiras de dar apoio e fortalecer os laços é mostrando afeição.

6. Continue voltando ao assunto

O problema dos ciúmes não vai ser corrigido da noite para o dia, e os dois têm que trabalhar juntos para isso. Assim, é importante trazer o tema de volta à tona ocasionalmente, para que vocês conversem sobre os avanços, momentos que poderiam ter sido diferentes, e maneiras de melhorar este aspecto do relacionamento.

7. Não aceite um relacionamento abusivo

Mesmo com tudo o que falamos aqui, é importante ter em mente o que é um relacionamento abusivo para você, e identificar se você está em um. Neste caso, o ideal não é tentar resolver os problemas com conversa, e sim buscar ajuda profissional ou até mesmo terminar a relação completamente.

Para identificar ciúmes excessivos, perceba se o seu namorado está forçando você a ficar ao lado dele o tempo inteiro porque tem medo de que você irá o trair, ou se ele proíbe você de sair com os amigos, por exemplo.
herbeauty.co

Nenhum comentário: