26/07/2022

FACHIN DIZ NÃO A RENAN CALHEIROS E MANTÉM CONVENÇÃO DO MDB AMANHÃ (27)

Fachin rejeita pedido para adiar convenção do MDB; evento será amanhã

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Edson Fachin, negou, nesta terça-feira (26/7), o pedido do MDB para adiar a convenção virtual do partido. Uma ala emedebista solicitava um prazo maior para o evento alegando "grave irregularidade" relacionada ao sigilo do voto. Com a decisão do ministro, a candidatura da senadora Simone Tebet à Presidência da República será realizada amanhã.

Em decisão liminar, Fachin diz que não há elementos suficientes que comprovem o descumprimento da lei.

"Há regra expressa no edital de convocação asseverando que será garantido o sigilo do voto; a parte requerente não fez, a essa altura, demonstração suficiente em sentido contrário. Não há prova minimamente robusta de que a garantia prevista no edital não será cumprida", escreveu o ministro.

Ontem (25/7), o emedebista Hugo Wanderley Caju, delegado da convenção e filiado por Alagoas, protocolou uma ação no TSE para suspender o evento. Ele afirmou que a realização da convenção de forma virtual é uma grave irregularidade e prejudica o sigilo de voto.

Por outro lado, o MDB afirma que decidiu fazer o evento de forma virtual para cortar custos e controlar as alas dissidentes que não querem candidatura própria.

O pedido de adiamento da convenção também é de interesse do senador Renan Calheiros. Ele defende que o encontro seja realizado no próximo dia 5 de agosto, para que o partido tenha mais tempo para discutir a viabilidade da candidatura própria.

Nenhum comentário: