03/07/2022

APÓS MINISTRO DA ECONOMIA SE DEMITIR PRESIDENTE ARGENTINO TEM DIFICULDADE PARA ACHAR SUBSTITUTO

Presidente da Argentina está com dificuldade para encontrar novo ministro da Economia

O presidente da Argentina, Alberto Fernández, ainda não encontrou um novo ministro da Economia. Foi o que afirmou um porta-voz do governo à agência Reuters neste domingo (3). Apesar de diversas reuniões e telefonemas ao longo do dia, ainda não há “nenhuma novidade”, segundo o porta-voz.

Martín Guzmán renunciou ao cargo no dia anterior. Ele tinha uma viagem marcada para segunda-feira (4) à França, onde negociaria uma dívida argentina de US$ 2 bilhões com o Clube de Paris. As negociações respaldariam metas estabelecidas no acordo que ele costurou com o FMI (Fundo Monetário Internacional).

Guzmán deixou o governo depois de conflitos com a vice-presidente Cristina Kirchner. Ela defende uma intervenção maior para mitigar os efeitos da crise econômica do país junto à população de menor renda. O agora ex-ministro diz que tem “profunda convicção e confiança” na sua visão econômica mais moderada.

Para analistas da área, a saída de Guzmán foi abrupta e tem potencial de aumentar ainda mais a rejeição a Fernández. Sua popularidade está no pior patamar desde que assumiu a presidência.

Ele ainda não comentou publicamente a renúncia de Guzmán. Sua equipe avalia se ele deve fazer um anúncio em rede nacional. A escolha do novo titular da Economia indicará como o governo lidará com a crise econômica, que se agravou com a guerra na Ucrânia.

Poder 360.

Nenhum comentário: