14/07/2022

AMÉRICA DE NATAL: PARABÉNS AO NOSSO PRINCIPAL ADVERSÁRIO PELOS SEUS 107 ANOS

América festeja seus 107 anos de fundação em semana decisiva

O América comemora, hoje (14), 107 anos de sua fundação. O Alvirrubro programou para o dia, programação com hasteamento da bandeira às 7:30hs na Sede Social e missa às 8:30hs na igreja São João. A festa acontece em uma semana decisiva para o clube, que enfrenta o Souza, fora de casa, no próximo sábado (16), valendo a classificação para a segunda fase da Série D do Campeonato Brasileiro.

A Confederação Brasileira de Futebol anunciou o trio de arbitragem para o jogo. O Árbitro será Antônio Dib Moraes de Sousa, do Piauí. Os assistentes, como sempre acontece na Quarta Divisão nacional, são todos do Estado onde a partida é disputada, no caso, da Paraíba. Schumacher Marques Gomes e Rafael Guedes de Lima.

História

O clube americano foi fundado por um grupo de 34 jovens estudantes, comerciários e funcionário públicos, o América de Natal foi fundado em 14 de julho de 1915, uma quarta-feira, na residência do juiz Joaquim Homem de Siqueira, situada na Rua Vigário Bartolomeu.

Inicialmente, as cores do time eram o azul e o branco, transformando-se nas cores atuais em 1918, com a personificação jurídica do clube.

A oficialização jurídica do clube tem uma história curiosa. Sobre isto, existe uma versão que diz que o então Coronel Júlio Canavarro de Negreiros Melo, no dia 3 de junho de 1918, furou a única bola que o clube tinha para treinar e jogar, tendo sido o América obrigado a possuir personalidade jurídica para poder entrar com uma ação indenizatória.

Para tanto, os estatutos foram registrados pela primeira vez no dia 3 de julho de 1918, no Primeiro Ofício de Notas, em documento assinado pelo então presidente Oswaldo da Costa Pereira.

Os jogadores do América eram provenientes da Cidade Alta. Nos seus primeiros sete anos de existência, os recursos financeiros do clube vinham em grande parte do bolso de Aguinaldo Tinôco, um dos seus fundadores e que também era zagueiro e capitão do time (Parte do texto site oficial do clube).

Nenhum comentário: