26/06/2022

'PT DEVE DEIXAR CLARO QUE NÃO HÁ DEMOCRACIA COM MILITARES FAZENDO POLÍTICA' - DIZ O CONDENADO ZÉ DIRCEU

José Dirceu diz que PT deve deixar claro que não há democracia com militares fazendo política

Na avaliação de José Dirceu, fundador do Partido dos Trabalhadores (PT), o caminho da vitória de Luiz Inácio Lula da Silva está pavimentado, entre outros motivos porque a expectativa de voto em Bolsonaro, em torno de 32% a 35%, não aumenta do primeiro para o segundo turno, o que indica uma consolidação da reprovação e da rejeição do atual presidente e de seu governo por dois terços do Brasil.

José Dirceu falou ao site OperaMundi.

“Não existe só uma oposição popular progressista, nacionalista, de esquerda, socialista e democrata a Bolsonaro. Existe também uma oposição de direita liberal, que quer virar a página do bolsonarismo”, avalia o ex-ministro da Casa Civil no primeiro governo Lula. “A expressão maior dessa posição é a Rede Globo, a GloboNews e parte da mídia corporativa, que buscam uma terceira via, mas se opõem a Bolsonaro”, finaliza.

Isso não significa que a acomodação a um cenário favorável seja uma atitude aceitável por parte das forças progressistas. Dirceu identifica como sinais de alerta o precedente histórico aberto por Donald Trump nos Estados Unidos e as movimentações de Bolsonaro junto aos organismos que capturou, como o Ministério da Justiça, a Polícia Federal e o comando das Forças Armadas.

Ainda assim, ele considera improvável a adesão das Forças Armadas a uma aventura golpista de Bolsonaro, devido à situação internacional e à falta de apoio dentro do país. O golpe de 1964, lembra, contou com adesão da mídia corporativa, do grande empresariado, de vários governadores e das classes médias conservadoras, o que para ele não se repete agora.

“Todas essas forças hoje se opõem não ao golpe, mas ao caráter negacionista, obscurantista, autoritário e fundamentalista religioso do bolsonarismo. Não vejo como as forças armadas vão se opor ao país e violar a Constituição. Como vão se manter no poder?”, questionou durante a entrevista.

Dirceu sublinha a necessidade urgente de que o Brasil enfrente e contenha os avanços das Forças Armadas na política. Lembra que, pela Constituição, os militares não podem fazer nem opinar sobre, e que países como Uruguai, Chile, Argentina, França e Estados Unidos recentemente afastaram para a reserva ou processaram militares autores de declarações ou ações políticas.

Nesse sentido, os partidos que compõem a coalizão em torno da chapa formada por Lula e Geraldo Alckmin devem deixar claro para o país que a atuação política de militares é inaceitável. “Ou é isso ou não há democracia, porque não pode haver uma disputa política entre os que estão com armas e o povo desarmado. A soberania popular é desarmada, se manifesta nas urnas”, disse.

agendadopoder

Nenhum comentário: