19/06/2022

PROGRAMA QUE FINANCIOU A DITADURA CUBANA PODE SER RETOMADO POR LULA E O PT

Lula e PT planejam retomada do Mais Médicos, programa que financiou a ditadura de Cuba

A retomada do programa Mais Médicos está entre as prioridades do PT caso o partido vença as eleições presidenciais de outubro e isso está na prévia do plano de governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O Mais Médicos é alvo de críticas por trazer cubanos sem a mesma qualificação profissional que os médicos brasileiros e ser uma forma de o PT financiar a ditadura de Cuba – a maior parte dos salários pagos aos médicos cubanos (até 75%) ficava com o governo do país caribenho. Além das denúncias de trabalho escravo.

O deputado federal Alexandre Padilha (PT-SP), médico e ministro da Saúde durante o primeiro mandato de Dilma Rousseff, confirmou à Gazeta do Povo que o partido pretende retomar o Mais Médicos se Lula for eleito.

O deputado petista afirma ainda que o ex-governador paulista Geraldo Alckmin (PSB), que é médico e será vice na chapa de Lula, terá “um papel importante” na montagem do novo programa. Segundo Padilha, Alckmin “apoiou o programa” quando era governador de São Paulo, “como todos os governadores na época apoiaram”. “A Secretaria de Saúde de São Paulo teve um papel de apoio muito importante, além das secretarias municipais. O Mais Médicos foi um programa construído a partir da demanda dos municípios em parceria com os governadores de todo o país”, afirma o ex-ministro do PT.

O Mais Médicos foi criado em 2013, no primeiro mandato de Dilma Rousseff, e perdurou até 2019. O governo do presidente Jair Bolsonaro (PL) encerrou o programa e implantou em seu lugar o Médicos Pelo Brasil. Bolsonaro sempre foi crítico do Mais Médicos, principalmente por causa da contratação de cubanos e do modo como eles eram remunerados – na avaliação do presidente e de grande parte dos críticos do programa, a iniciativa tinha como uma de suas principais metas financiar o regime ditatorial de Cuba. O afastamento entre o governo cubano e o Brasil se deu no fim de 2018, ainda antes de Bolsonaro tomar posse na chefia do Executivo.

A irresponsabilidade

O deputado Luiz Ovando (PP-MS), que é médico e apoiador do governo Bolsonaro, considera a proposta de retomada do Mais Médicos uma “demonstração de irresponsabilidade”. Segundo o parlamentar, o projeto criado na gestão PT trouxe ao Brasil “11 mil médicos cubanos, que a gente tem dúvida sobre o fato de serem verdadeiramente médicos, ou se são guerrilheiros infiltrados”.

“Eles [PT] não estavam preocupados verdadeiramente com a saúde da população brasileira, com os mais humildes, os dos rincões desse país. Eles estavam preocupados em colocar alguém que fosse fazer a política de divulgação e doutrinamento ideológico que sempre fizeram. E, além disso, também buscavam a desqualificação médica”, diz Ovando.

Para o deputado do PP, o Mais Médicos foi “uma tentativa de doutrinar a população”. “Eles [cubanos] não conseguiam resolver absolutamente nada. Com raríssimas exceções… A gente via um ou outro médico que tinha uma certa formação. Mas a grande maioria não tinha noção de prescrição, de medicamento, de farmacologia, de absolutamente nada”, afirma Ovando.

O deputado contesta ainda o que considera uma expansão excessiva de faculdades de Medicina que teria ocorrido durante as gestões do PT. Segundo o parlamentar, os governos petistas autorizaram a criação de cursos de Medicina em cidades de menor porte e com pouca capacidade de conceder a formação adequada aos estudantes. “Não são escolas médicas formadoras de profissionais de qualidade. São locais de doutrinação ideológica pura e simples. Ninguém consegue ter um curso médico com essa condição que eles impuseram nesse país.”

Com informações do Gazeta do Povo.

Nenhum comentário: