03/06/2022

CEARÁ-MIRIM: LEI MUNICIPAL COMBATERÁ DISSIMINAÇÃO DE NOTÍCIAS FALSAS (FAKE NEWS)

 

GABINETE DO PREFEITO
LEI MUNICIPAL Nº 2.134 DE 02 DE JUNHO DE 2022
LEI MUNICIPAL Nº 2.134 DE 02 DE JUNHO DE 2022

 

INSTITUI NO ÂMBITO DO MUNICÍPIO DE CEARÁ-MIRIM A SEMANA DE ALFABETIZAÇÃO DIGITAL E COMBATE A DISSEMINAÇÃO DE NOTÍCIAS FALSAS (FAKE NEWS), E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.

 

O PREFEITO MUNICIPAL DE CEARÁ-MIRIM/RN, no uso de suas atribuições legais, faz saber que a Câmara Municipal aprovou e ele sanciona e promulga a seguinte Lei:

 

Art. 1º. Fica instituída no Município de Ceará-Mirim a Semana Municipal de Ações voltadas a Alfabetização Digital e Combate a Disseminação de Notícias Falsas (fake news) nas Escolas de Ensino Fundamental, séries finais e de Ensino Médio, públicas e privadas, localizadas na cidade de Ceará-Mirim.

 

Parágrafo Único. As ações serão desenvolvidas, anualmente, na primeira semana do mês de abril.

 

Art. 2º. A execução desta Lei estará a cargo da Secretaria Municipal de Educação Básica de Ceará-Mirim e das equipes gestoras das Escolas.

 

Art. 3º. As atividades da Semana de Alfabetização Digital e Combate a Disseminação de Notícias Falsas (Fake News), visará:

 

I – Promover o acesso à informação e à comunicação como um direito humano, pilar para uma sociedade democrática e plural;

 

II – Implementar ações educativas junto aos seguimentos que compõe a comunidade escolar (profissionais da educação, pais/responsáveis e estudantes) para sensibilizar e conscientizar sobre o que são fake News e sobre as consequências sociais da desinformação planejada;

 

III – Divulgar informações, ferramentas e estratégias de identificação, reconhecimento e desconstrução de notícias falsas.

Art. 4º. O Poder Público municipal incentivará a ampla participação das comunidades escolares nas atividades relacionadas à “Semana de Alfabetização Digital e Combate a Disseminação de Notícias Falsas (fake news).

 

Art. 5º. Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.

 

Gabinete do Executivo Municipal em Ceará-Mirim/RN, em 02 de junho de 2022.

 

JÚLIO CÉSAR SOARES CÂMARA

Prefeito 

Nenhum comentário: