08/05/2022

RESUMO DE NOTÍCIAS

 


MS AUTORIZA USO NO SUS DO PRIEMEIRO REMÉDIO PARA CASOS LEVES DE COVID:

O Ministério da Saúde aprovou o uso no Sistema Único de Saúde (SUS) do primeiro remédio para casos leves de Covid-19. É o Paxlovid, fabricado pela Pfizer e composto pelos medicamentos antivirais nirmatrelvir e ritonavir. A pasta tem 180 dias para fornecer o remédio na rede pública. O medicamento não deverá ser usado em todos os pacientes. Ele vai ser indicado para quadros leves e moderados, que não estejam hospitalizados nem precisem de oxigênio suplementar, mas com alto risco de complicações, caso de pessoas acima de 65 anos ou com sistema imunológico comprometido. Para poder usá-lo, será preciso ter um teste positivo para Covid-19. O tratamento deve começar em até cinco dias após o início dos sintomas. Os antivirais que compõem o tratamento serão ingeridos via oral. Para receber o medicamento, a pessoa pode estar vacinada ou não contra a doença.


EUA ANUNCIA NOVO PACOTE DE SANÇÕES A RÚSSIA:

O governo dos Estados Unidos anunciou, neste domingo (8), sanções contra novas pessoas e instituições russas, entre eles, 27 diretores do banco Gazprombank, as emissoras de televisão Channel One, Rossiya e NTV, e a empresa de armas Promtekhnologiya, como parte da resposta norte-americana ao conflito da Rússia contra a Ucrânia. A Casa Branca anunciou as medidas depois da reunião virtual dos líderes do G7, em que discursou o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky. Um funcionário do alto escalão do governo americano disse à imprensa que as sanções contra os diretores do Gazprombank buscam dar um “aviso” à instituição financeira. Contudo, como as medidas de penalização não se dirigem ao banco em si, mas aos seus diretores, os integrantes do bloco comunitário poderão seguir fazendo transações com a Rússia, segundo a fonte. Washington também adotou sanções contra oito membros da cúpula do Sberbank, o mais importante entre os russos.


BOMBARDEIO EM ESCOLA NA UCRÂNIA DEIXA DEZENAS DE MORTOS:

Um ataque aéreo russo a uma escola ucraniana que servia de abrigo antibombas para civis deixou dezenas de pessoas mortas e feridas, disseram neste domingo (8), uma autoridade ucraniana e vários sobreviventes. O incidente no vilarejo de Bilohorivka, no leste, pode estar entre os ataques mais mortais contra civis na Ucrânia desde que a Rússia invadiu o país, em 24 de fevereiro. Isso ocorreu quando as forças do presidente Vladimir Putin intensificaram seu esforço para consolidar território antes de 9 de maio, um feriado anual de pompa e circunstância na Rússia conhecido como Dia da Vitória. No domingo, os sons dos confrontos ressoaram ao longo da estrada para Bilohorivka. Enquanto as forças ucranianas e russas trocavam mísseis e fogo de artilharia, os soldados pediram aos carros civis que recuassem.


FESTA DE EX-BBB É ENCERRADA APÓS CAUÃ REYMOND ACIONAR POLÍCIA:

O ator Cauã Reymond apareceu em uma festa da ex-BBB, Bárbara Heck, acompanhado de duas viaturas policiais, na noite deste sábado (7). O artista se incomodou com o alto volume das músicas do evento, que ocorria por volta das 22h30, no condomínio onde ele mora, na zona oeste do Rio de Janeiro. Conforme informações do colunista do portal UOL, Lucas Perin, os convidados se mostraram surpresos com a aparição do ator da Globo. Na ocasião, Cauã pediu que o som fosse diminuído, ou a festa, encerrada. Segundo Bárbara, o artista foi muito “educado”, e a conversa, tranquila.

– Ele [Cauã] pediu para abaixarmos o som porque estava com a filha em casa. Foi tudo conversado numa boa. Abaixamos um pouco, mas não acabamos com a festa. Cauã foi muito educado – explicou.


ITALIANO É ENCONTRADO MORTO EM VELEIRO PARADO NA COSTA DE NATAL:

Um italiano foi encontrado morto pela Marinha do Brasil em um veleiro parado a cerca de 26 quilômetros da costa de Natal. A informação foi confirmada pela Marinha do Brasil em nota enviada à imprensa nesse sábado (7). Não há informações sobre a causa da morte. De acordo com o Itep (Instituto Técnico-Científico de Perícia), o homem de nacionalidade italiana, chamava-se Stéfano Magnani e tinha 52 anos de idade. A reportagem da TRIBUNA DO NORTE apurou que o corpo estava em um avançado estágio de decomposição. O Itep-RN já entrou em contato com o consulado italiano para realização de todos os trâmites legais.

Nenhum comentário: