04/05/2022

PRONTO: OMS DEFENDE DIREITO AO ABORTO

OMS defende direito ao aborto depois de polêmica nos EUA

Suprema Corte dos EUA deve derrubar direito ao aborto no país, indica documento divulgado pelo jornal digital Politico.com

O diretor-geral da OMS(Organização Mundial da Saúde), Tedros Adhanom Ghebreyesus, defendeu nesta quarta-feira (4) o direito ao aborto. Em publicação no Twitter, Tedros afirmou que“restringir o acesso ao aborto não reduz o número de procedimentos, apenas leva as mulheres a realizar procedimentos inseguros”.

O comentário foi feito na esteira do vazamento de uma versão preliminar de um relatório de Samuel Alito, um dos ministros da Suprema Corte dos Estados Unidos, indicando que há maioria no mais alto tribunal norte-americano para derrubar o direito ao aborto no país.

Tedros afirmou também que “as mulheres devem sempre ter o direito de escolher quando se trata de seus corpos e sua saúde”. Segundo o diretor, o acesso ao aborto seguro salva vidas. Ele fez o comentário anexando uma cartilha da OMS sobre o assunto.

Eis a publicação:

O documento do voto de Samuel Alito obtido pelo jornal digital Politico.com foi redigido no mês de fevereiro e não é definitivo. Porém, se mantido o indicativo de inclinação contrária à atual jurisprudência, a Corte deve reverter a prevalência nacional do caso Roe vs. Wade(1973) e permitir que o direito ao aborto seja decidido individualmente pelos Estados. 

Eis a íntegra do relatório preliminar (12,8 MB, em inglês).

Nenhum comentário: