20/05/2022

LÁ VEM DESGRAÇA: VARÍOLA DOS MACACOS JÁ TEM 80 CASOS NO MUNDO - OMS MONITORA 11 PAÍSES

OMS confirma 80 casos no mundo e monitora surto em 11 países

Em uma reunião de emergência nesta sexta-feira (20) sobre o surto de varíola dos macacos, a Organização Mundial da Saúde (OMS), confirmou que ao menos 80 casos da doença foram registrados no mundo e outros 50 continuam em investigação.

Nos próximos dias, é provável que mais casos sejam relatados à medida que a vigilância epidemiológica for expandida, segundo a OMS.


"A OMS está trabalhando com os países afetados e outros para expandir a vigilância da doença para encontrar e apoiar as pessoas que podem ser afetadas e fornecer orientações sobre como gerenciar a doença", disse a agência da ONU, em um comunicado divulgado nesta tarde.

Ainda de acordo com a OMS, os surtos recentes relatados em 11 países até então são atípicos, pois estão ocorrendo em locais onde a doença não é endêmica.

Desde 1970, casos humanos de varíola dos macacos foram relatados em países africanos, levando a surtos ocasionais entre a população local e viajantes.

Segundo a OMS, de lá pra cá, os países que relataram casos foram:

-Benin
-Camarões
-República Centro-Africana
-República Democrática do Congo
-Gabão
-Costa do Marfim
-Libéria
-Nigéria
-República do Congo
-Serra Leoa
-Sudão do Sul.

Agora, como o surto da doença está ocorrendo em países não-endêmicos, a OMS disse que está trabalhando com todos os países afetados para melhorar a vigilância sanitária e fornecer orientações sobre como impedir a propagação da doença e garantir o cuidado de infectados.

G1

Nenhum comentário: