09/05/2022

ENTRE AS GRANDES PETROLEIRAS DO MUNDO A PETROBRAS FOI A QUE OBTEVE MAIOR LUCRO

Petrobras tem o maior lucro entre grandes petroleiras

A Petrobras conseguiu converter 31,6% de suas receitas em lucros no 1º trimestre de 2022. A estatal brasileira é a 2ª mais lucrativa entre grandes petroleiras analisadas pelo Poder360. Só perde para a chinesa CNOOC, que registrou 37,7% de lucro sobre receita no período.

Contudo, a Petrobras tem o maior lucro do ranking: US$ 8,6 bilhões ou R$ 44,6 bilhões, registrados de janeiro a março. Supera grandes petroleiras, como Shell, Chevron, ExxonMobil, TotalEnergies, Equinor e BP.

O Poder usou dados GAAP (Generally Accepted Accounting Principles), um padrão contábil aceito pela SEC, a Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos.

As informações podem diferir do que é destacado nos informes das petroleiras, que costumam enfatizar lucros ajustados – removendo baixas contábeis, custos de reestruturação e desinvestimentos, entre outros valores.

Não são todas as companhias que divulgam lucros ajustados. Quando fazem isso, adotam critérios diferentes, que dificultam a comparação dos resultados.



A guerra na Ucrânia pesou a favor da estatal brasileira. Isso porque, no início do conflito, algumas companhias anunciaram que sairiam de negócios na Rússia. Em seus relatórios de resultados do 1º trimestre, reconheceram baixas relacionadas à desvalorização de seus ativos no país ou às alienações.

Poder360

Nenhum comentário: