15/05/2022

CANDIDATO DE RENAN FOI ELEITO PARA MANDATO TAMPÃO EM ALAGOAS NESTE DOMINGO (15)

Paulo Dantas, do MDB de Renan Calheiros, é eleito governador de Alagoas para mandato-tampão até 31 de dezembro

Paulo Dantas (MDB) foi eleito governador de Alagoas neste domingo (15), em eleição indireta realizada na Assembleia Legislativa (ALE). O vice-governador eleito é José Wanderley Neto. Os novos comandantes do Executivo, eleitos pelos deputados estaduais, vão exercer um mandato-tampão, válido até o dia 31 de dezembro de 2022.

“Vamos trabalhar duro para dar continuidade ao que já foi feito, tenho certeza que o governo de Alagoas está preparado. Nunca foi feito tanto, nunca se investiu tantos recursos, mas temos que investir em áreas também como turismo, para conseguirmos mais empregos”, disse Paulo Dantas minutos após o resultado da votação.

O mandato-tampão é chamado assim porque ele é válido somente pelo período que falta para concluir o mandato dos antecessores, que foram Renan Filho (MDB) e Luciano Barbosa (MDB), que renunciaram aos cargos de governador e vice-governador, até que os eleitos por votação direta em outubro iniciem o mandato em 1º de janeiro de 2023.

A chapa vencedora teve 21 votos e foi eleita por maioria absoluta, em primeira votação, alcançando mais da metade dos votos dos membros do Legislativo Estadual (27 parlamentares).

A sessão contou com 25 deputados e duas ausências. Outras três chapas receberam um voto cada uma e um dos parlamentares presentes votou em branco.

O novo governador de Alagoas é natural de Maceió, produtor rural com formação em administração de empresas pelo Centro Universitário Cesmac e exercia mandato como deputado estadual desde 2019.

A vida política de Dantas começou em 2005, quando assumiu a Prefeitura de Batalha, cargo para qual foi reeleito em 2008. Herdeiro de uma família política, Paulo Dantas é filho do ex-presidente da ALE, Luiz Dantas, que também atuou como secretário de Estado e ocupou uma cadeira no Congresso, como deputado federal por Alagoas.

Desde o início deste ano, Paulo Dantas foi presença constante nos eventos oficiais do então governador Renan Filho (MDB).

Quando a sessão extraordinária foi aberta, por volta das 13h30, a Mesa Diretora da ALE passou a analisar os pedidos de impugnação protocolados contra quatro das sete candidaturas que disputavam a eleição indireta.Todos foram rejeitados.

Foram quatro pedidos de impugnação, todos feitos pela mesma chapa, a dos candidatos Luciano Fontes e Rogers Santos, que alegou que os candidatos não apresentaram a documentação necessária para que os integrantes concorressem aos cargos. O argumento não foi aceito pelos parlamentares.

As chapas questionadas foram:

  • governador: Cabo Bebeto (PL); vice-governador: Leonardo Dias (PL);
  • governador: Flávio Catão; vice-governadora: Rocielle Pacheco;
  • governador: Davi Maia (UNIÃO); vice-governador: Siderlane Mendonça (PSB);
  • governadora: Danubia Barbosa; vice-governador: Arlan Silva.

Nenhum comentário: