28/04/2022

RESUMO DE NOTÍCIAS

 



RENAN CELEBRA DECISÃO DA ONU SOBRE JULGAMENTO DE LULA:

Nesta quinta-feira (28), o senador Renan Calheiros (MDB-AL) celebrou a conclusão do Comitê de Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas (ONU) que considerou Sergio Moro parcial no julgamento dos processos contra o ex-presidente Lula. Em suas redes sociais, o parlamentar criticou o ex-juiz e afirmou que Moro foi o “primeiro bandido de estimação de Bolsonaro”. Renan Calheiros também disse que o ex-ministro da Justiça teve por objetivo “tirar Lula da eleição de 2018”.

– A ONU proclamou ao mundo todo o que o Brasil já sabia desde a decisão do STF em 2021. Moro emporcalhou a toga para tirar Lula da eleição de 2018. Foi o primeiro bandido de estimação de Bolsonaro que o expeliu e adotou novos delinquentes – escreveu.


AVIÃO COM FILHO DE BOLSONARO ARREMETE AO TENTAR POUSO:

Um avião que levava deputados federais, prefeitos e vereadores, precisou arremeter nesta quinta-feira (28) enquanto se preparava para pousar no Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, Rio Grande do Sul. Entre os passageiros da aeronave estavam os deputados Eduardo Bolsonaro (PL-SP) e Paulo Pimenta (PT-RS). De acordo com Pimenta, o voo 1923 da GOL Linhas Aéreas partiu de Brasília e deveria ter pousado às 11h45 na capital gaúcha. Porém, após enfrentar forte turbulência, com ventos fortes e grande área de instabilidade, o piloto precisou arremeter e levar o avião para Florianópolis, Santa Catarina, onde a aeronave conseguiu pousar por volta de 12h20. Além de Eduardo e Paulo Pimenta, também estavam no avião os parlamentares Lucas Redecker (PSDB-RS), Covatti Filho (PP-RS) e Dionilso Marcon (PT-RS). Após o susto, a aeronave partiu, às 13h23, rumo à capital gaúcha, onde chegou por volta das 14h10.


ATRIZ DA GLOBO CRITICA BOLSONARO:

Em entrevista ao podcast Expresso Ilustrada, da Folha de S. Paulo, a atriz Dira Paes falou sobre diversos assuntos, como seu papel na novela Pantanal, da TV Globo, povos indígenas e adolescentes nas urnas. Ela também fez críticas ao governo do presidente Jair Bolsonaro. Segundo a artista, o governo Bolsonaro “não é humano”.

– Infelizmente, a gente não tem eco no governo Bolsonaro. É um governo que criminaliza ações ambientalistas, humanistas e artísticas. Tenta trazer o holofote para uma degradação da própria imagem. Economicamente, [o governo Bolsonaro] não é humano, ideologicamente, não, artisticamente, não. É tudo assim, uma fragilidade de ego, de inteligência e de sensibilidade.

Dira afirmou ainda que este é o ano da transformação.


SÍLVIO SANTOS CONTA MOTIVO DA DEMISSÃO DE LÍVIA ANDRADE:

O apresentador e dono do SBT, Silvio Santos, revelou o motivo da demissão de Lívia Andrade. Ele deu declarações ao jornalista Roger Turchetti, do canal Intervenção, no YouTube.

– Só foi demitida porque ela ganhava muito mais do que nós poderíamos pagar. A Lívia Andrade saiu porque o ordenado era alto e, ao invés de mandar embora alguém que precisa do emprego, temos que mandar embora aqueles que não precisam – contou.


SENADOR QUER ACABAR COM PERDÃO INDIVIDUAL DADO PELO PRESIDENTE:

Nesta quinta-feira (28), o senador Alessandro Vieira (PSDB-SE) apresentou uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que tem por objetivo impedir que o presidente da República conceda perdões por meio de decretos individuais. A ideia do parlamentar é que a graça constitucional possa ser concedida apenas por decretos coletivos. A medida ocorre após o perdão concedido pelo presidente Jair Bolsonaro ao deputado federal Daniel Silveira (PTB). O parlamentar foi condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a oito anos e nove meses de prisão por “críticas” a membros da Corte. Bolsonaro, no entanto, editou um decreto dando graça constitucional ao deputado. Em sua PEC, o senador falou sobre a origem do indulto e lembrou que no Brasil, ele “é concedido anualmente pelo Presidente da República e constitui uma medida com a finalidade de suavizar o rigor da justiça (supplementum iustitiae) em situações específicas (especialmente aquelas de caráter humanitário) e diminuir o contingente prisional, se presentes determinados requisitos constantes do decreto de sua concessão”. Alessandro Vieira então apontou que o indulto, que é coletivo, “visa atingir objetivos essencialmente ligados ao interesse público, especificados no decreto de sua concessão, podendo beneficiar indistintamente todos aqueles que se enquadrarem em seus requisitos. Muito pelo contrário, a graça, como benefício concedido em caráter estritamente individual, não teria como alcançar esses objetivos, mas apenas aqueles relacionados a interesses puramente privados e muitas vezes não republicanos, ao favorecer a impunidade em prol de pessoas específicas”.

Nenhum comentário: