25/04/2022

PRESIDENTE DA UCRÂNIA DIZ 'QUERER ARMAS EM VEZ DE PRESENTES'

Volodymyr Zelensky diz querer “armas em vez de presentes”

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, se reuniu com secretários de Estado e Defesa dos Estados Unidos, Antony Blinken e Lloyd Austin, respectivamente, neste domingo (24). Foi o primeiro encontro do presidente ucraniano com representantes do governo dos EUA na Ucrânia desde o início da invasão russa, em 24 de fevereiro.

O principal tema do encontro foi o fornecimento de armas pelos Estados Unidos à Ucrânia. Antes da reunião, inclusive, Zelensky declarou que não esperava presentes, mas armas.

– Não podem vir ter conosco de mãos vazias hoje, e não estamos à espera de apenas presentes ou de algum tipo de bolos, estamos à espera de coisas específicas e de armas específicas – disse o chefe de Estado.

– Os representantes americanos não viriam aqui se não estivessem dispostos a doar [armas] – afirmou Oleksiy Arestovich, assessor de Zelensky.

Zelensky também afirmou que “os Estados Unidos são o líder mundial, por isso definem o ritmo e o tom das negociações e da ajuda”.

– Na maioria dos casos, influenciam se um determinado Estado europeu ou outro pode nos fornecer as armas que são importantes para nós, e é por isso que são um parceiro estratégico – destacou o presidente ucraniano.

Nenhum comentário: