25/04/2022

MOTOCIATAS LEVA PT A PEDIR CONDENAÇÃO DE BOLSONARO AO TSE

PT pede condenação de Bolsonaro ao TSE por motociatas

Partido acusa o presidente de propaganda eleitoral antecipada por comícios em Cuiabá (MT) e Rio Verde (GO).

O PT apresentou neste domingo (24) mais duas representações ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral) contra o presidente Jair Bolsonaro (PL) pelas motociatas realizadas na última semana.

O partido, que já havia acionado o TSE por comícios do presidente no Paraná e em São Paulo, acusa Bolsonaro de propaganda eleitoral antecipada.

MATO GROSSO

No comício que aconteceu na última terça-feira (19), na capital do Mato Grosso, Cuiabá, Bolsonaro participou de uma motociata e dos eventos religiosos Lançamento da Marcha para Jesus e Convenção Geral das Assembleias de Deus no Brasil.

Segundo a representação, assinada pelos advogados Cristiano Zanin e Eugênio Aragão, a participação do presidente em ambos os eventos serviram apenas de “pretexto” para um episódio de propaganda eleitoral antecipada.

Quanto aos eventos religiosos, a sigla afirma que a convenção da qual Bolsonaro participou “não passou de um ato de campanha”.

Os advogados afirmaram ainda que os “pedidos de voto em favor da reeleição de Bolsonaro” foram explicitados pelo deputado Sóstenes Cavalcante (PL), pedindo também a sua responsabilização e a do presidente a pagarem multa no valor máximo previsto em lei. 

GOIÁS

A representação direcionada à motociata de terça-feira (20) no município goiano de Rio Verde pede, além da condenação de Bolsonaro, a responsabilização do deputado federal Major Vitor Hugo(PL-BA). 

Segundo o PT, o deputado admitiu ter organizado o evento em sua conta oficial do Instagram e divulgou o evento em veículos de comunicação e em redes sociais.

Os advogados citam também publicações dos filhos do presidente, o deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) e o senador Flávio Bolsonaro(PL), em suas contas oficiais no Twitter. Segundo Zanim e Aragão, as postagens corroboram com a “natureza de pré-campanha” da motociata.

Nenhum comentário: