14/04/2022

DANOU-SE: APÓS MASTURBAÇÃO HOMEM É INTERNADO COM PROBLEMA PULMONAR

Homem de 20 anos é internado em UTI com problema pulmonar após masturbação

Um homem de 20 anos precisou ser hospitalizado em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) após ter um problema pulmonar chamado pneumomediastino espontâneo desencadeado pelo ato da masturbação. O caso foi relatado por médicos do Hospital de Winterthur, na Suíça, e recém-publicado na revista científica Radiology Case Reports.

O paciente deu entrada no serviço de emergência com falta de ar severa e dores no peito. Ele contou aos médicos que os sintomas tiveram início de repente enquanto estava deitado se masturbando. Após examiná-lo, a equipe médica identificou que o homem também estava com o rosto inchado e ruídos crepitantes podiam ser ouvidos do pescoço até os braços.

Um raio-x de tórax mostrou um enfisema subcutâneo – presença de ar nos tecidos sob a pele – e a tomografia computadorizada da região revelou o diagnóstico de pneumomediastino espontâneo. Devido à necessidade de oxigênio e aos resultados do exame, o homem foi admitido na UTI. Lá, ele recebeu suporte para respiração, teve sua dor torácica tratada com analgésicos e deu início a um tratamento com antibióticos.

No dia seguinte, ele foi encaminhado para o quarto, mas a dor leve no peito permaneceu por mais três dias. No outro dia, o quarto em que estava no hospital, o enfisema apresentou uma melhora e o paciente teve alta.
O que é o pneumomediastino espontâneo?

O diagnóstico de pneumomediastino espontâneo, também chamado de Síndrome de Hamman, não está relacionado a um trauma e normalmente é desencadeado de repente por esforço intenso, tosse ou vômito. É um quadro raro, que acomete principalmente homens e jovens.

Seus sintomas podem ser dores torácicas, falta de ar, ruídos no pulmão e tosse constante. O tratamento envolve, geralmente, apenas analgésicos para a dor e repouso.

“A fisiopatologia do quadro pode ser explicada com um aumento abrupto da pressão intratorácica levando a hiperdistensão e ruptura da membrana alveolar e, consequentemente, vazamento de ar ao longo das bainhas dos vasos pulmonares para o tecido”, escreveram os pesquisadores do estudo.

Segundo os responsáveis pelo relato, fatores de risco são tabagismo, asma aguda e o uso de drogas recreativas. Eles contam que o paciente em questão de fato tinha um histórico de asma, mas era um quadro leve que não levaria ao diagnóstico encontrado. Além disso, não havia outro fator que favorecesse o desenvolvimento do quadro, tratando-se de um jovem saudável.

Eles contam ainda que já existem relatos de pneumomediastino espontâneo desencadeado por relações sexuais, embora poucos, mas que até o momento não havia um caso do diagnóstico provocado pelo ato de masturbação.

O Globo

Nenhum comentário: