23/04/2022

CASA DA DINDA: COLLOR É CONDENADO A DEVOLVER VALOR GASTO DE COTA PARLAMENTAR

Justiça manda Collor devolver valor de cota parlamentar usado em serviços na Casa da Dinda

O senador Fernando Collor de Mello (PTB-AL) foi condenado a devolver os valores de cota parlamentar usados irregularmente em serviços de portaria, jardinagem, limpeza e babá na Casa da Dinda. De acordo com a decisão de quarta-feira (20) da 3ª Turma do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), sediado em Porto Alegre, a utilização da verba se deu com fins pessoais e familiares, sem relação com a atividade parlamentar.

A residência, uma mansão no Lago Norte, bairro nobre de Brasília, se tornou conhecida durante o período de Collor na Presidência da República, entre 1990 e 1992. Em 2015, a Casa da Dinda foi alvo de buscas e apreensão de veículos durante a Lava Jato.

O acórdão assinado pelo desembargador Rogerio Favreto, relator do caso, confirma uma sentença de primeiro grau proferida em 2019 pela 10ª Vara Federal de Porto Alegre, em resposta a uma ação popular ajuizada em 2017 por um advogado morador de Capital do RS.

Em sua decisão, o desembargador aponta que o uso da cota para fins pessoas, além de ilegal, "ressalta a imoralidade na utilização de serviços de empresa privada, posto que o senador já possui proteção pessoal por meio de servidores públicos designados para sua segurança, na condição de ex-Presidente da República". Favreto foi seguido por todos os membros da 3ª Turma do TRF-4.

Collor entrou com recurso no TRF-4, alegando que a questão seria "interna corporis", ou seja, que caberia ao Senado interpretar e aplicar as regras que se destinam ao seu funcionamento e prerrogativas, não havendo possibilidade de intervenção do Judiciário. Os desembargadores, no entanto, mantiveram a sentença de primeiro grau por unanimidade.

Fonte: G1

Nenhum comentário: