17/03/2022

VIVA A DEMOCRACIA CUBANA: 121 PESSOAS CONDENADAS A PRISÃO POR PARTICIPAREM DE PROTESTOS

Cuba condena 127 pessoas à prisão por protestos de 2021

A Justiça de Cuba condenou à prisão, nesta quarta-feira (16), 127 pessoas relacionadas aos protestos contra o governo da ilha realizados em julho do ano passado. No total, 129 pessoas foram julgadas, das quais apenas uma foi absolvida e outra recebeu uma sentença de quatro anos “de privação de liberdade, subsidiada pelo mesmo período de trabalho correcional sem internação”.

Em um comunicado sobre a decisão do Tribunal Provincial Popular de Havana, o Supremo Tribunal de Cuba informou que os réus foram “acusados de cometer e provocar graves perturbações e atos de vandalismo, com o objetivo de desestabilizar a ordem pública”. A nota indicou ainda que as pessoas foram condenadas pelos crimes de sedição e furto, dependendo do caso.

A Justiça destacou que os magistrados “levaram em consideração o grau de participação, as condições pessoais dos envolvidos, bem como a gravidade, nocividade e violência dos atos cometidos” e “a situação excepcional que o país vivia em consequência da pandemia”.

O judiciário cubano também decidiu que os condenados são obrigados a “indenizar as pessoas que foram prejudicadas em decorrência dos atos cometidos e reparar os danos causados às entidades”. Tanto os réus condenados como a acusação ainda têm o direito de recorrer ao Supremo Tribunal Popular da sentença proferida no julgamento do Tribunal Provincial.

Com informações EFE

Nenhum comentário: