08/03/2022

NO RN 35% DOS NEGÓCIOS SÃO COMANDADOS POR MULHERES

Rio Grande do Norte tem 35% dos negócios comandados por mulheres

As irmãs Marliete de Sousa e Marliene Moura administram uma floricultura em Natal há 14 anos. O empreendimento das duas faz parte de 35% dos negócios do Rio Grande do Norte, que são comandados por mulheres. Os dados estão em um estudo do Sebrae RN elaborado a partir da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua do IBGE (PNADC).

O estudo também detalha o perfil das empreendedoras potiguares e aponta que elas acumulam a jornada de trabalho com os afazeres domésticos. Segundo a pesquisa, 89% das donas de empresas no estado atuam por conta própria e 46% delas são chefes de domicílio.

O levantamento feito pelo Sebrae mostra ainda que o número de mulheres com pelo menos o nível médio continua maior que o dos homens – essa diferença cresceu entre o último trimestre de 2019 e o mesmo período de 2021.

No RN, 21% das empreendedoras têm nível superior em termos de escolaridade, porém 61% delas só ganham até um salário mínimo. Em relação à cor, 56% das empresárias potiguares são negras e o mesmo percentual trabalha menos de 40 horas por semana – 54% dessas mulheres possuem negócios no setor de serviços.

G1 RN

Nenhum comentário: