09/03/2022

EU MORRIA E NÃO SABIA QUE ESSA GALERA SE PREOCUPAVA TANTO COM O 'MEIO AMBIENTE'

Caetano Veloso e outros artistas protestam em Brasília contra projetos de lei que ameaçam o meio ambiente

Artistas de várias regiões do país se reúnem, nesta quarta-feira (9), em Brasília, para um protesto contra projetos de lei que ameaçam o meio ambiente e tramitam no Congresso Nacional. São eles: o PL 2.159, que trata do licenciamento ambiental; o PL 2.633 e o PL 510, sobre grilagem de terras públicas; o PL 490, sobre o Marco Temporal para terras indígenas; o PL 191, do garimpo em terras indígenas e o PL 6.299, que ficou conhecido como "PL do Veneno" e que revoga a atual Lei de Agrotóxicos (saiba mais abaixo).

Segundo os organizadores, o ato foi uma ideia do cantor e compositor Caetano Veloso, em função dos "retrocessos inaceitáveis em termos de proteção dos direitos socioambientais". Ele e a esposa, Paula Lavigne, convidaram artistas e organizações sociais para a manifestação (veja mais abaixo quem participa).

O protesto está marcado para 15h, na Esplanada dos Ministérios, perto do Congresso Nacional. Antes disso, segundo os organizadores, alguns artistas conversam com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD) e com a ministra Cármem Lúcia, do Supremo Tribunal Federal (STF).

Na audiência no Senado, apenas Caetano Veloso deve falar, em nome dos artistas, e entregar um documento onde pede que os projetos de lei sejam votados apenas quando estiverem "alinhados com a ciência".

Alguns dos artistas e organizações que confirmaram presença, segundo os organizadores:

Cristiane Torloni
Natiruts
342 Amazônia
Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB)
Mídia NINJA
Movimento dos Trabalhadores Sem-Terra (MST)
Greenpeace Brasil
ClimaInfo
Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto (MTST)
União Nacional dos Estudantes (UNE)
Conselho Indigenista Missionário (CIMI)
Coalisão Negra por direitos
CNBB

Com informações do G1

Nenhum comentário: