08/03/2022

CHUVAS NO RN TEM METADE DO PREVISTO PARA MÊS DE MARÇO

Chove metade do previsto para março no Rio Grande do Norte

As chuvas registradas em Natal ao longo deste final de semana representaram praticamente metade do que estava previsto para chover em todo o mês de março. A informação é da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn). Só na capital potiguar, no final de semana, foram registradas 114,8mm. O sistema de monitoramento registrou um acumulado de chuvas acima de 80mm em vários municípios do Estado, no final de semana, como Parnamirim 165,7 mm (Leste), Poço Branco 102,8 mm (Agreste), Serra Negra do Norte 93,2 mm (Central) e José da Penha 89,1 mm (Oeste).

“Utilizamos a estação da UFRN como posto base e choveu cerca de 110 milimetros. Isso significa que em um dia choveu 50% do previsto no mês de março. No Baldo, no pluviometro do Cemaden, que foram 256 mm, já choveu mais do esperado, já que a média esperada é 210 mm para março”, explica o chefe da unidade de meteorologia da Emparn, Gilmar Bristot.

No sistema do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemadem), a capital potiguar registrou 256mm, entre o sábado e o domingo. Bristot explica que esse acumulado é resultado da influência da localização dos postos do Centro, que ficam próximos ao rio Potengi, como Cidade Alta, Rocas e Ribeira.

De acordo com a Emparn, foram registradas chuvas em mais de 90 municípios do RN no último final de semana.

Nenhum comentário: