26/02/2022

TÁ PUTIN: IMPRENSA ESTÁ PROIBIDA DE USAR TERMOS COMO 'ATAQUE', GUERRA E RELATOS SOBRE MORTES DE CVIS

Controle da mídia: Rússia faz ameaça à imprensa e proíbe termos como ‘ataque’ e ‘guerra’ e relatos sobre morte de civis

O Serviço Federal de Supervisão de Meios de Comunicação na Rússia (Roskomnadzor) fez um alerta neste sábado de que vai restringir o acesso de dez meios de comunicação do país caso compartilhem notícias fazendo referência à operação militar na Ucrânia como um “ataque, invasão ou declaração de guerra”.

Em uma carta, o órgão de vigilância informou que abriu uma investigação sobre o caso e se queixou do que caracteriza como a distribuição de “informações falsas” sobre o bombardeio de cidades ucranianas e a morte de civis causada pelas forças armadas russas.

“A menos que as informações imprecisas sejam removidas, o acesso a essas fontes será restrito. Enfatizamos que informações precisas e verificadas estão disponíveis em fontes oficiais de informações russas”, diz o comunicado.

Os veículos que receberam a ordem foram: Eco de Moscou, InoSMI, Mediazona, New Times, TV Rain, Svobodnaya Pressa, Krym.Realii, Novaya Gazeta, Zhurnalist e Lenizdat. Muitos são identificados como “agentes estrangeiros” pelo Kremlin. O editor da Novaya Gazeta, Dmitry Muratov, ganhou o prêmio Nobel da Paz em 2021.

O Globo

Nenhum comentário: