28/02/2022

RESUMO DE NOTÍCIAS


BRASIL GARANTE PASSAPORTE HUMANITÁRIO À UCRANIANOS: O presidente da República, Jair Bolsonaro, disse nesta segunda-feira (28) que o Brasil vai editar uma portaria para garantir o acesso de ucranianos ao passaporte humanitário brasileiro. O anúncio foi feito em entrevista à rádio Jovem Pan e retransmitida nas redes sociais do presidente. “Nós faremos todo o possível para receber o povo ucraniano”, destacou. Segundo Bolsonaro, a portaria que vai regulamentar a entrada de ucranianos por meio do passaporte humanitário deverá ser publicada nos próximos dias. O presidente disse que o Brasil vai continuar com a postura neutra em relação ao conflito entre Rússia e Ucrânia que teve início na última semana.

TRIBUNAL DE HAIA INVESTIGARÁ INVASÃO RUSSA À UCRÂNIA: Karim Asad Ahmad Khan, procurador da Corte de Haia, publicou uma nota nesta segunda-feira, 28, onde afirma que decidiu prosseguir com a abertura de uma investigação sobre a situação em território ucraniano. “Estou convencido de que há uma base razoável para acreditar que tanto os supostos crimes de guerra quanto os crimes contra a humanidade foram cometidos na Ucrânia“, afirmou. Segundo a publicação, uma equipe já está encarregada de preservar as evidências que serão anexadas no processo. “O próximo passo é prosseguir com o processo de busca e obtenção de autorização da Câmara de Instrução do Tribunal para abrir um inquérito”, explica.

UEFA EXCLUI CLUBE RUSSO DA LIGA EUROPA: O Spartak Moscow, clube do potiguar Ayrton Lucas, foi banido nesta segunda-feira (28) da Liga Europa, segunda competição continental mais importante do futebol europeu. A decisão foi tomada pela Uefa e impõe uma sanção ao futebol do país que, desde a última quinta-feira (24), invadiu e atacou a Ucrânia. Nas redes sociais, o clube protestou contra a decisão e afirmou que o futebol deve construir pontes e não destruí-las. "Temos milhares de torcedores em cada lugar do mundo. O nosso sucesso e as nossas derrotas unem dezenas de pessoas e países. Acreditamos que o esporte, mesmo nos momentos mais complicados, deve construir pontes e não destruí-las. Somos forçados a obedecer a uma decisão com a qual não concordamos. Resta-nos agora focar nas competições domésticas e esperamos pela paz o mais rapidamente possível», pode ler-se.

AOS 44 ANOS GOLEIRO BUFFON RENOVA COM O PARMA ATÉ 2024: O goleiro Gianluigi Buffon irá jogar profissionalmente ao menos até os 46 anos. Após celebrar o 44º aniversário no mês passado, o lendário jogador italiano renovou o contrato com o Parma, time da Segunda Divisão do futebol da Itália, até 2024. "É um grande dia. Aconteceu o que eu queria, o que o presidente queria, os torcedores e toda a cidade", disse Buffon claramente emocionado com o novo contrato. O vínculo anterior tinha validade até 2023.

FÁTIMA FECHA FORTE DOS REIS MAGOS NO CARNAVAL: Estado que tem o turismo como sua principal atividade econômica, o Rio Grande do Norte tem atraído muitos turistas neste período de Carnaval, mesmo em uma época onde muitas festas estão suspensas devido a pandemia. Natal, capital do Estado, está cheia de visitantes. Mas, apesar disso, o Forte dos Reis Magos - um dos principais atrativos turísticos do RN -, está fechado nesta segunda-feira (28), medida que se repetirá na terça (01) e na quarta-feira de cinzas (02). A decisão foi comunicada pelo Governo do Estado nas redes sociais.

MINEIRO DIZ QUE NA CHAPA DE FÁTIMA NÃO TEM LUGAR PARA DOIS ALVES: Em entrevista concedida ao portal Defato.com, o secretário estadual de Gestão, Fernando Mineiro (PT), descartou a possibilidade de dois membros da família Alves integrarem a chapa majoritária da governadora Fátima Bezerra (PT) no pleito de 2022. Ao ser questionado sobre o tema, disse que já se tratava de um assunto superado.

Nenhum comentário: