27/02/2022

RESUMO DE NOTÍCIAS


CONSELHO DE SEGURANÇA DA ONU SE REUNIRÁ: O Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) convocou, neste domingo (27), uma reunião emergencial da Assembleia-Geral, com 193 países membros para tratar da invasão da Ucrânia pela Rússia. O encontro será realizado nesta segunda-feira (28), enquanto aliados ocidentais intensificam uma campanha diplomática para isolar Moscou. A votação do conselho de 15 membros foi processual para que a Rússia não pudesse exercer seu veto. Uma resolução convocando a sessão da Assembleia Geral foi adotada com 11 votos sim. A Rússia votou contra, enquanto China, Índia e Emirados Árabes Unidos se abstiveram. O Brasil foi a favor.

PREFEITURA DE OLINDA FECHA BARES E LEVA FOLIÕES A DELEGACIA: Pessoas levadas para a delegacia por sair em um bloco de carnaval sem autorização, bares fechados por desrespeitar normas sanitárias da pandemia e aglomerações dispersadas em vários locais. Esse foi o saldo da operação montada pela prefeitura de Olinda na noite de sábado (26), no Sítio Histórico. O objetivo da ação foi cumprir o decreto do governo do estado que vetou eventos até a terça (1º), em todo o estado. A proibição vale para espaços públicos e privados. Em Olinda, há um decreto municipal que proíbe a realização de apresentações de música ao vivo e a utilização de equipamentos de som mecânico e eletrônico.

AMERICANOS BOICOTAM VODKA RUSSA: A invasão da Ucrânia pelas tropas de Vladimir Putin causou um movimento por boicote à vodca, bebida tradicional russa, em alguns estados americanos. Em New Hampshire, onde as bebidas são vendidas em lojas estatais, o governador republicano Chris Sununu anunciou no sábado (26) a remoção de “destilados russos e de marca russa de nossas lojas de bebidas e vinhos até novo aviso”. Em Ohio, onde o estado faz contratos com empresas privadas para a comercialização de bebidas alcoólicas, o governador Mike DeWine anunciou a suspensão das compras e vendas estatais da Russian Standard Vodka. O senador Tom Cotton, do Arkansas, também incentivou o boicote. Ele escreveu no Twitter: “Despeje toda a vodca russa e, junto com munição e mísseis, envie as garrafas vazias para a Ucrânia para usar em coquetéis molotov.”

CHÁ EMAGRECEDOR PODE TER MATADO CANTORA DA CALCINHA: A causa da morte da cantora Paulinha Abelha, vocalista da banda Calcinha Preta, ainda não está completamente esclarecida. Na nota de falecimento, a equipe médica afirmou que a cantora de 43 anos faleceu “em decorrência de um quadro de comprometimento multissistêmico”, o que significa que vários órgãos essenciais ao funcionamento do corpo entraram em colapso. Durante o período de internação, os problemas informados foram a falência do sistema renal e a existência de uma “bactéria no cérebro” de Paulinha, mas a relação entre as duas condições não ficou clara. Neste domingo (27), o jornal O Globo publicou que uma das principais suspeitas da equipe médica que atendeu Paulinha é de que ela estivesse sofrendo de problemas renais por conta do uso abusivo de remédios e/ou chás para emagrecer.

BBB - SOBRINHO DE SÍLVIO SANTOS PDE PRA SAIR: Na tarde deste domingo (27), após a desistência de Tiago Abravanel do Big Brother Brasil 22, a TV Globo enviou uma nota oficial. O participante não será substituído. – A desistência de um candidato da casa resulta em sua desclassificação do reality show. Tiago Abravanel não será substituído e o programa seguirá com os atuais participantes. Mais detalhes serão informados por Tadeu Schmidt no BBB, hoje à noite – diz a nota.

ESPAÇO ÁEREO DA UE É FECHADO PARA RÚSSIA: A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, anunciou neste domingo (27) que os 27 países que fazem parte da União Europeia fecharão o espaço aéreo para aviões da Rússia. Com isso, haverá a proibição da decolagem, pouso ou passagem de qualquer avião russo pelo espaço aéreo do bloco. – Estas aeronaves não poderão mais pousar, decolar ou voar sobre o território da UE. Isso se aplicará a qualquer aeronave. Então, deixe-me ser muito clara: nosso espaço aéreo será fechado para todas as aeronaves russas e isso inclui os aviões particulares do oligarcas – ressaltou Von der Leyen.

Nenhum comentário: